De acordo com a polícia, testemunhas contaram que o adolescente estava em uma bicicleta e na companhia de uma outra jovem. Eles seguiam pela Avenida Calama sentido bairro, quando abordaram uma mulher na parada de ônibus e dela roubaram o celular. Um homem que chegava de carro com a família em uma lanchonete viu a ação e, para evitar o roubo, tentou atropelar o casal de adolescentes, que com a batida na traseira da bicicleta caiu.
Em seguida, o adolescente sacou a arma e disparou contra o motorista. O tiro atingiu limpador do para-brisa. Após atirar, o menor infrator fugiu, mas foi capturado por populares. Um policial militar que estava de folga, ouviu o tiro e viu quando o adolescente passou. Quando a Polícia Militar chegou, o jovem estava lesionado, pois havia sido agredido por populares.
A menina que estava com ele conseguiu fugir do cerco policial. O adolescente recebeu voz de apreensão e foi encaminhado para Central de Flagrantes, onde foi reconhecido tanto pela vítima a foto roubo e pelo motorista.