Um homem foi multado por crime de desmatamento ilegal durante uma operação de fiscalização realizada em Itapuã do Oeste(RO). De acordo com o Batalhão de Polícia Ambiental de Rondônia (BPA), 13 hectares de floresta nativa foram desmatados em menos de um ano.
A equipe chegou ao local após a plataforma “Brasil Mais”, desenvolvida pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública, identificar pontos de desmatamento na região por meio de monitoramento de satélites.
As imagens de satélite também revelaram que o dano ambiental dentro da reserva correspondia a 12,9648 hectares, o que equivale a quase 13 campos de futebol. Além disso, a área foi devastada em menos de um ano: entre agosto de 2023 e abril de 2024.
Imagens de satélites da reserva ambiental em agosto de 2023 — Foto: Batalhão de Policia Ambiental de Rondônia/Site
Imagens de satélites da área em janeiro de 2024 — Foto: Batalhão de Policia Ambiental de Rondônia/Site
Durante a fiscalização da BPA, um homem se identificou como responsável pelo local e alegou não possuir qualquer documentação para a retirada da vegetação.
O responsável recebeu uma multa no valor de R$ 65 mil, conforme estabelecido pelo Decreto Federal 6.514/08 e pela Lei Federal 9.605/98, que oferecem proteção rigorosa contra infrações ambientais.
g1 RO