Segundo a PF, a ‘Operação Democratia’ tem como objetivo coletar provas e dar continuidade a investigação que apura uma suposta prática de crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, ocorrido em dezembro de 2022, durante as eleições presidenciais.
Do total de mandados, seis foram cumpridos em Ji-Paraná (RO) e dois em Ariquemes (RO). Durante as buscas, uma pessoa foi presa em flagrante por posse irregular de munições, além da apreensão de armas de fogo, munições e celulares.
Operação Democratia da PF em Rondônia — Foto: Divulgação/PF-RO
Durante as investigações, a polícia descobriu que os suspeitos eram integrantes de um grupo que incentivavam e se organizavam para praticar atos que impossibilitavam a atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na condução das eleições presidenciais de 2022.
A polícia descobriu que, entre os incentivos, estava o incêndio de veículos e outros atos para “instaurar o caos” na região de Ji-Paraná.
Segundo a Polícia Federal, os investigados poderão responder pelos crimes de tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais, sem prejuízo de outros delitos que sejam identificados no curso da investigação.
G1