Jaru Online
Jaru, 23 de novembro de 2024

Governo de Rondônia apresenta café robusta amazônico em feira internacional na China

O governo de Rondônia está promovendo o nome do estado na 7ª Feira Internacional de Exportação e Importação, em Xangai, China. A participação de Rondônia no evento tem como destaque, o café robusta amazônico, que chama a atenção e vem conquistando elogios de baristas renomados pelo mundo.

Em um estande oficial de Rondônia, a espécie robusta amazônico se destaca como um verdadeiro embaixador da qualidade e autenticidade regional, reforçando a função da produção familiar no cenário global. A originalidade e o sabor inconfundível, representam, não apenas o estado, mas também a tradição e sustentabilidade da produção local. Estão participando também da Feira, em Xangai, o titular da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Luiz Paulo e o presidente da Cafeicultores Associados da Região Matas de Rondônia (Caferon), Juan Travain.

Em mensagem enviada especialmente à população de Rondônia, diretamente do estande, na Feira, o governador Marcos Rocha expressou o orgulho de apresentar o café ao mercado internacional: “Nosso estado se destacou na 7ª edição da Feira Internacional de Exportação e Importação, aqui em Xangai, na China, ao apresentar a qualidade especial dos nossos cafés robusta amazônico. Essa produção de base familiar tem conquistado o mercado internacional, sendo um verdadeiro símbolo de excelência e comprometimento com a sustentabilidade. É um orgulho poder levar o nome de Rondônia e o sabor único de nossos cafés ao mundo. O feedback positivo que recebemos é uma prova de que estamos no caminho certo, oferecendo aos nossos produtores, novas oportunidades de expandir seus negócios e fortalecer a cafeicultura local”.

O secretário da agricultura, Luiz Paulo, salientou o aspecto de desenvolvimento com sustentabilidade, meta principal do governo do estado, proporcionando assim, que os pequenos e médios agricultores tenham condições e segurança na comercialização de suas produções, até para o comércio exterior.

O presidente da Caferon, Juan Travain, enalteceu a iniciativa do governador Marcos Rocha, em levar para o mundo, as potencialidades comerciais de Rondônia. Travain ressaltou ainda que, esse trabalho tem uma via de mão dupla, pois na medida em que o café alcança mercados internacionais, a qualidade e produtividade têm que ser crescentes no dia a dia dos produtores.

A participação de Rondônia na Feira evidencia a capacidade do estado de competir e inovar no mercado internacional, ao mesmo tempo em que valoriza o trabalho dos produtores locais, colocando o café de Rondônia em uma vitrine de prestígio global.


COMPARTILHAR