O Governo de Rondônia decidiu retomar a vacinação de grávidas e puérperas sem comorbidades. A decisão se baseia em uma análise do perfil de mortalidade materna feita pela Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa).
A decisão foi tomada após reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para discutir ações direcionadas à saúde durante a pandemia da Covid-19 e segue o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 (PNO).
Relembre a paralisação
No dia 11 de maio, o Governo recomendou que os munícipios suspendessem a vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidade, acatando nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde. Inicialmente, a recomendação se restringia à vacina Oxford/Astrazeneca e depois se ampliou para todos os fabricantes.
Seguindo o pedido do Governo Federal, os municípios de Rondônia continuaram vacinando somente as grávidas e puérperas com comorbidades com as vacinas da Pfizer ou Coronavac/Butantan.
A Prefeitura de Porto Velho informou ao G1 que aguarda uma nota técnica do Ministério da Saúde para retomar do grupo.
De acordo com o Portal de Transparência da prefeitura, 803 doses foram aplicadas em grávidas, sendo apenas 1 recebeu a 2ª dose. Em puérperas já foram aplicadas 252 doses, dessas 3 são de segunda dose.