Após 10 dias de isolamento social restritivo, o Governo de Rondônia anunciou na noite deste domingo (14) que fará adequações no plano de ação de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus em todo o Estado. Com isso, é esperado que o comércio de Porto Velho abra a partir da próxima terça-feira (16) sob restrições.
O decreto com as adequações nos parâmetros que norteiam o avanço ou retrocesso de fase para cada município está previsto para ser publicado na segunda-feira (15) e possibilitará que Porto Velho siga para a fase 2 do plano de ação (distanciamento social seletivo) com a retomada da maior parte das atividades econômicas.
O Estado cita que a decisão foi tomada “após ouvir lideranças do setor empresarial e consultar o corpo de especialistas da equipe de governo” e que “serão alterados os percentuais da taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta que, juntamente com os dados relativos à taxa de infecção, compõem a matriz que define em que fase da estratégia cada município será classificado”.
Rígidos protocolos
Segundo o governo, rígidos protocolos de segurança sanitária devem ser adotados pelos estabelecimentos, entre eles:
- Aferição da temperatura corporal;
- Controle do fluxo de pessoas;
- Limitação dos horários de funcionamento;
- Desinfecção e higienização dos ambientes;
- Uso de máscaras;
- Disponibilização de álcool a 70% ou em gel.
Poderão voltar a funcionar:
- Restaurantes, lanchonetes, sorveterias e outros comércios do gênero com consumo no local (cada cliente pode ficar por até duas horas, distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas e abertura de portas e janelas);
- Porto Velho Shopping (menos a praça de alimentação);
- Salões de beleza e barbearias;
- Lojas de eletrodomésticos, de bens de informática;
- Lojas de confecções (sem provador de roupas e calçados);
- Todos os estabelecimentos que já estavam permitidos na fase 1 do plano de ação;
- Transporte rodoviário intermunicipal e os demais serviços de transporte público ou particular, coletivo e individual.
Distanciamento social seletivo
O distanciamento social seletivo ocorre a passagem para a segunda etapa, caso a taxa de ocupação de UTI no município seja inferior a 50% e que os registros de casos confirmados estejam desacelerados nos últimos 14 dias no município.
Além das determinações previstas na primeira fase, serão inclusos o isolamento para pessoas do grupo de risco e a abertura dos estabelecimentos que não promovam aglomerações e risco de contaminação, com base em estudos.
Curva em ascensão
Até este domingo (14), Rondônia acumula 11.865 confirmações do novo coronavírus e 324 mortes, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Os dados também constam no balanço do Ministério da Saúde.
Ainda de acordo com a pasta, a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 68,7% até este domingo.
Porto Velho é a região com o maior número de infectados: são 7.438 confirmações. Depois vem Ariquemes (730), São Miguel do Guaporé (555) e Guajará-Mirim (689).