Jaru Online
Jaru, 22 de novembro de 2024

Governador Jorge Teixeira é a única cidade de Rondônia sem rede de distribuição de água, diz IBGE

A cidade de Governador Jorge Teixeira (RO) é a única do estado sem rede geral de distribuição de água, segundo Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) divulgada nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados são do PNSB de 2017. Segundo o IBGE, a 37 municípios rondonienses têm distribuição de água através de entidade estadual; outros nove municípios eram responsáveis pelo próprio abastecimento e, em quatro outros, o abastecimento era feito por entidade privada.

Na época da pesquisa, o único município sem o serviço de abastecimento de água foi Governador Jorge Teixeira, que tem cerca de 10 mil habitantes. Em São Francisco do Guaporé, a rede de distribuição estava em implantação.

A pesquisa indica ainda:

  • Rondônia tinha sete mil quilômetros de rede de distribuição de água em 2017, sendo mais de 234 mil unidades atendidas
  • Dos 41 municípios com captação superficial de água doce, em cinco ocorreram poluição e/ou contaminação
  • Em outros dez municípios com captação em poço profundo não foi identificada contaminação.

Saneamento e esgoto

Na quarta-feira (22), o IBGE também revelou que apenas seis municípios de Rondônia têm rede coletora de esgoto. São eles: Porto Velho, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Cacoal, Cerejeiras e Guajará-Mirim.

Em Rondônia havia 26.310 unidades que contribuíam para o faturamento do serviço de esgotamento sanitário, sendo 22.736 unidades residenciais. Os números são maiores que os identificados em 2008, quando foram detectados 8.596 unidades contribuindo com o faturamento.


COMPARTILHAR