Jaru Online
Jaru, 9 de julho de 2025

Governador de RO e comitiva deixam Israel; ‘Já estamos na Jordânia, em segurança’

O governador Marcos Rocha informou que ele e a comitiva do governo de Rondônia deixaram Israel e chegaram à Jordânia. A informação foi compartilhada por ele nas redes sociais na manhã desta quarta-feira (18) e confirmada pelo Itamaraty. “Já estamos na Jordânia, em segurança”, compartilhou.

 

“Quero agradecer aqui o trabalho do embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, e Márcio Fagundes, que nos recebeu aqui na Jordânia, e pelo responsável pelo escritório, o diplomata Fábio Faria. Todos vocês foram fantásticos”, disse o governador.

 

Marcos Rocha viajou para Israel, a convite do país, para participar de um evento sobre inovação em segurança pública. Segundo ele, a viagem que incluía visitas a empresas e startups, foi interrompida após o início do conflito.

O grupo de políticos no qual estava era o último que ainda permanecia no país desde que começaram os trabalhos para retirada de brasileiros após o início dos conflitos entre Israel e Irã, na última sexta-feira (13).

Segundo a embaixada israelense em Brasília, o grupo é formado por 28 cidadãos, entre eles uma funcionária da representação diplomática de Israel. Eles receberam autorização das Forças de Defesa de Israel para ir até a fronteira terrestre com o país vizinho, de onde vão embarcar em voos comerciais para o Brasil.

O Ministério das Relações Exteriores mantém, desde outubro de 2023 quando se intensificaram os conflitos entre Israel e o Hamas, um alerta consular que desaconselha toda viagem não essencial ao país.

Os ataques recentes entre os dois países coincidiram com a viagem das duas comitivas de autoridades brasileiras a Israel.

Na segunda-feira (16), o primeiro grupo formado por prefeitos e outros gestores municipais fez o mesmo trajeto e deixou Tel Aviv. Eles passaram pela Jordânia e seguiram rumo à Arábia Saudita, de onde voltaram para o Brasil.

Itamaraty monitora brasileiros em Israel

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está monitorando também a situação da comunidade brasileira em Israel, além de turistas que também estão no país.

De acordo com o Itamaraty, a comunidade brasileira residente em Israel é de, aproximadamente, 12 mil pessoas, em geral binacionais.

Interlocutores do Ministério das Relações Exteriores avaliam que, a viagem a turismo para Israel, que é um dos principais destinos para turismo religioso, também desconsidera a orientação que existe desde 2023.

Apesar do monitoramento pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv, uma eventual operação de repatriação ainda é tida como complexa, diante do fechamento do espaço aéreo de Israel e da necessidade de um deslocamento terrestre até um país de fronteira, como a Jordânia por exemplo.

A dificuldade se dá por depender das condições de seguranças que só podem ser garantidas pelo governo de Israel.

Entretanto, o Itamaraty afirma que a situação varia a todo momento e não descarta a possibilidade de planejar uma operação de resgate de brasileiros que estão nas regiões de conflito, caso seja necessário.

G1


COMPARTILHAR