Jaru Online
Jaru, 7 de setembro de 2024

Golpes no Instagram: como golpistas usam perfis de famosos e crianças para agiotagem

Hoje em dia é muito fácil encontrar agiotas nas redes sociais, mesmo sendo uma função totalmente ilegal e sem garantias. São diversos os profissionais que oferecem serviço de empréstimo de dinheiro sem muita burocracia.

No Instagram há centenas de propagandas promovendo o negócio, prints de transferências bancárias e vídeos de “clientes” agradecendo pelos serviços prestados. Vários deles têm milhares de seguidores.

“Trabalho sério e sem enrolação, liberação em até 30 minutos, sem consulta Serasa, sem burocracia, online, crédito para negativados, menores juros do mercado.”, são algumas das promessas.

O golpista oferece o empréstimo, e após aprovarem a quantia desejada pelo cliente, pedem um valor de “seguro”, como se fosse a entrada. Após depositado este valor, o cliente é bloqueado nas redes sociais, não consegue seu empréstimo e não tem como reaver seu dinheiro.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), e o órgão informou que a Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) irá apurar a possível prática de crimes e identificar os responsáveis.


COMPARTILHAR