Jaru Online
Jaru, 22 de novembro de 2024

Gato precisa mesmo de banho? Aprenda a cuidar do seu amigo felino

Descubra quais cuidados você precisa ter com a higiene do seu pet

 

Uma das responsabilidades dos tutores de pets é zelar pela higiene dos seus bichinhos. Mas quando se trata dos nossos amigos felinos, será que os gatos precisam mesmo de banho?

 

Este serviço é oferecido pelos Pet Shops, e existem até mesmo os produtos certos para dar banho em gatos, como shampoos e condicionadores. A seguir, vamos conferir qual é a orientação dos especialistas acerca do banho felino.

O banho de língua dos gatos é o suficiente para mantê-los limpos?

Você já deve ter ouvido falar que os gatos são “auto limpantes”. Pode parecer uma expressão engraçada, mas de fato os gatos possuem uma rotina de higiene. Frequentemente vemos os gatos lambendo o corpo inteiro de maneira meticulosa – o famoso “banho de língua”.

 

No entanto, este hábito está mais relacionado a uma manutenção dos odores do que retirada de sujidades ou parasitas. Logo, este banho não é o suficiente para manter os gatos realmente limpos.

 

Apesar de acabar cumprindo também com a função de retirar impurezas dos pelos, os gatos se lambem principalmente para neutralizar odores estranhos para eles.

 

Isto tem um motivo muito interessante. Sabemos que os gatos foram domesticados há milhares de anos até se tornarem os pequenos gatinhos que moram em casas e apartamentos. Mas nossos amigos felinos mantêm seus instintos de predadores, da mesma forma que seus grandes parentes nas florestas.

 

Com o olfato super apurado, eles rapidamente detectam cheiros diferentes no pêlo. E logo começam a se lamber até tirar este cheiro. Isto faz com que não sejam percebidos nem pelos predadores e nem pelas suas presas.

 

Por se tratar de um instinto, este hábito é repetido por todos os gatos. Não importa se é um gato que caça passarinhos ou um gatinho de apartamento que só caça seus brinquedos. Ao contrário dos cachorros, os gatos não possuem nenhum cheiro perceptível para nós.

 

Com que frequência precisamos dar banho nos gatos?

Como vimos, o banho de língua dos gatos não é o suficiente para realmente limpar o pêlo e a pele dos gatos. Parasitas, fungos e sujeiras podem permanecer no animal e causar doenças ou problemas de pele.

 

Para fazer uma limpeza completa é preciso sim dar um banho com água e shampoos específicos para os gatos, que preservem o pH e o odor natural dos bichanos. Este banho serve para retirar pulgas e outros parasitas, e prevenir a proliferação de fungos.

 

Além disso, os banhos retiram sujidades que seriam ingeridas pelos gatos nos banhos de língua. Apesar de terem um sistema digestório perfeitamente adaptado para isso, a ingestão excessiva de pelos e sujeiras deve ser evitada sempre que possível.

 

Porém a frequência dos banhos vai variar de acordo com o estilo de vida do gato, e é preciso avaliar quando o banho é realmente necessário. Gatos que não tem acesso a rua e permanecem o tempo todo dentro de casa tem uma necessidade muito baixa de tomar banhos periódicos.

 

Caso seu gato não tenha acesso à rua, ele raramente vai precisar tomar banho. Então, somente mantenha o pelo escovado para retirar excessos e faça a higiene da caixa de areia e dos ambientes que o gato frequenta. Caso sinta necessidade, você pode realizar um banho a seco com escovação, ou utilizar lenços umedecidos próprios para gatos.

 

Já os gatos que possuem acesso à rua acabam se sujando mais ao entrar em terrenos baldios, casas abandonadas e até mesmo esgoto, onde podem caçar ratos e baratas. Neste caso, você pode adotar banhos a cada 30 ou 45 dias.

 

Lembrando que o ideal é evitar que os gatos tenham acesso à rua. Gatos domésticos interferem nos ecossistemas, e correm o risco de contrair doenças, serem pegos por outros animais de rua ou atropelados por carros.

 

Mas caso não seja viável no momento, mantenha seu gato limpo para evitar que ele pegue doenças ou ainda que leve doenças para sua família e outros animais domésticos que morem na sua casa. 

Como dar banho em gatos: siga estas dicas para dar o melhor banho no seu felino

 

Os gatos são criaturas complexas e interessantes, que despertam curiosidade e até mesmo medo em algumas pessoas. Existem muitos mitos ao redor dos felinos, inclusive mitos sobre banhos em gatos e sua relação com a água. 

 

A seguir vamos te dar algumas dicas sobre como dar banho no seu gato da maneira correta. Seu amigo felino vai agradecer os cuidados, e você terá um pet saudável e limpo para fazer carinhos e compartilhar o lar.

Procure por Pet Shops com boa reputação e excelência

Dar banho em gatos não é uma tarefa fácil. Um profissional que não esteja qualificado para realizar esta tarefa pode acabar machucando o gato ou se machucando no processo. Lembre-se que, apesar de pequenos, os gatos são predadores habilidosos e suas 10 garras retráteis são armas poderosas.

 

Então, se optar por levar os gatos para tomar banho em uma Pet Shop, pesquise por avaliações de outros usuários e se possível visite as instalações da loja para saber se são adequadas para dar banho em gatos.

Utilize apenas produtos próprios para banho em gatos

Gatos possuem um sistema urinário muito delicado, e não é incomum que tenham problemas relacionados a ele. Como os gatos se lambem com muita frequência, é preciso ter cuidado com o tipo de produto que se utiliza para dar banho neles.

 

Procure sempre por produtos específicos em Pet Shops e lojas agropecuárias, e nunca utilize sabonetes ou shampoos de humanos para dar banho nos gatos. Atente também para necessidades especiais do seu gato, caso ele possua pêlos longos, alergias ou pele sensível.

Gatos não têm medo de água, mas cuidado com os níveis de stress na hora do banho

É um mito que os gatos possuem medo de água, apesar de não serem os maiores fãs dela. Alguns são inclusive exímios nadadores, mas a maioria sente certa desconfiança ao ser colocada em um ambiente desconhecido e mergulhada em uma banheira ou chuveiro.

 

Na hora de dar banho no seu gato, crie um ambiente onde ele se sinta seguro. Evite barulhos altos ou movimentos bruscos, para que o gato não associe a hora do banho com uma experiência traumática. 

 

Caso possua dúvidas sobre a frequência de banhos ou produtos adequados, consulte sempre o médico veterinário de sua segurança. A felicidade dos nossos pets depende de nossas atitudes, assim como muito nos beneficiamos da companhia de gatos saudáveis e felizes. 


COMPARTILHAR