Gata ‘vota’ com dono durante 2º turno das eleições em Porto Velho

Publicada em


Uma gatinha resolveu “votar” com o dono em Porto Velho na manhã deste domingo (29), dia que ocorre o segundo turno das eleições municipais. Babalu, como é chamada, acompanhou seu humano até a cabine de votação e surpreendeu os mesários da seção.

“Diz ele (dono) que ela entrou no carro, que segue ele para tudo quanto é canto. Não estava acreditando, pois achei que fosse um gatinho aleatório. Ela é super dócil”, contou a mesária Mariane Rocha Moraes.

O “papai” de Babalu, identificado como Manoel Lino de Moraes, foi um dos primeiros a votar na escola João Ribeiro, na Zona Leste da capital, segundo Mariane. Os candidatos Cristiane Lopes (PP) e Hildon Chaves (PSDB) disputam o segundo turno.

“Só nós (mesários) vimos. E ela saiu no colinho dele”, lembrou Mariane.

Babalu acompanhou dono na cabine de votação em escola de Porto Velho neste domingo (29).  — Foto: Mariane Rocha Moraes/Arquivo pessoal

Babalu acompanhou dono na cabine de votação em escola de Porto Velho neste domingo (29). — Foto: Mariane Rocha Moraes/Arquivo pessoal

Gatinha Babalu sai no colo do dono de sala de votação neste domingo (29).  — Foto: Mariane Rocha Moraes/Arquivo pessoal

Gatinha Babalu sai no colo do dono de sala de votação neste domingo (29). — Foto: Mariane Rocha Moraes/Arquivo pessoal

Porto Velho tem 333.031 eleitores, sendo o município com maior número de pessoas aptas a votar. A cidade conta com 134 locais de votação e 1518 seções. Ao todo, são:

  • 3.159 mesários;
  • a maioria são mulheres: grupo representa 52,3% do eleitorado;
  • quase metade do eleitorado tem entre 25 e 44 anos; e
  • 27 eleitores têm mais de 100 anos e 91 com idades entre 95 e 99 anos.

As adaptações no primeiro turno, para a prevenção da Covid-19, ainda estão valendo. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforça que é preciso ficar atento a sintomas. Portanto, se o eleitor apresentar febre, não deve sair de casa.

Mesmo que o eleitor tenha faltado no dia 15, pode votar neste domingo — basta comparecer à seção eleitoral.