Um grande número de garimpeiros ateou fogo, na tarde desta sexta-feira, (27) nos prédios e nos carros do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).
As autoridades acima citadas, já teriam proibido as atividades de extração mineral, aplicado multa e feito todo o procedimento legal para regulamentação, na tarde de quinta-feira (26). Na manhã desta sexta-feira (27), os garimpeiros teriam ancorado as balsa a margem do Rio Madeira e estariam sem exercer as atividades. Quando segundo informações, por volta das 15h00min agentes do Ibama e ICMBio chegaram e aproveitaram a ausência dos proprietários para atear fogo nas embarcações de garimpo.
A notícia em minutos tomou conta da cidade, aonde muito moradores sobrevivem e dependem da atividade para tirar o sustendo da família. Através de um grupo em rede social, foram se reunindo e pouco a pouco a situação foi saindo do controle o que seria uma ação em represália aos funcionários se tornou algo com prejuízo ainda maior.
Sede o IBAMA, ICMBio e Veículos oficiais ficaram totalmente destruídas, já o INCRA houve depredação e dois Veículos incendiados. Após uma conversa com Policiais Militares da Força Tática manifestantes evacuaram do local, (Incra) onde funciona o IPAAM e tomaram rumo a Orla da cidade.
A ocorrência ainda está em andamento. E vale a pena ressaltar que o município não conta com uma corporação de Bombeiros.
IBAMA
INCRA





Humaitaonline