Jaru Online
Jaru, 23 de novembro de 2024

Fumaça de queimadas faz voo da Latam ser desviado de Porto Velho para Manaus

Um voo da Latam precisou ser desviado do aeroporto de Porto Velho, nesta sexta-feira (16), devido à quantidade de fumaça sobre o céu da capital rondoniense. Com o comprometimento da visibilidade, o piloto pediu para pousar o Airbus A320 em Manaus (AM).

O voo de n° 3594 da Latam havia saído de Brasília (BSB) às 9h35 e deveria ter aterrizado no aeroporto Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho, às 11h20 (hora local).

Quando se aproximava de Porto Velho, nas proximidades da Floresta Nacional do Jamari (Flona), a grande quantidade de fumaça impediu que o piloto seguisse com o voo.

O site Flightradar24, que monitora o tráfego aéreo em tempo real, mostra o avião dando voltas sobre a reserva florestal. Minutos depois, o avião altera a rota e segue para Manaus, onde conseguiu pousar logo depois do meio-dia.

Com o redirecionamento do voo para Manaus, dezenas de passageiros de Porto Velho não conseguiram embarcar para Brasília através do voo 3595 da Latam, pois o avião desviado seria o mesmo que deveria decolar de Porto Velho, às 13h30.

Entre os passageiros que não conseguiram embarcar em Porto Velho estão vários indígenas que iriam participar do Sonora Brasil em Rio Branco.

Pista do aeroporto de Porto Velho segue encoberta de fumaça — Foto: Jheniffer Núbia

Pista do aeroporto de Porto Velho segue encoberta de fumaça — Foto: Jheniffer Núbia

O líder da etnia Kariri-Xocó, Riakonã, saiu de Alagoas e tinha como destino a capital acriana. “Por conta desse fumaceiro o voo foi cancelado. Eles nos deram um voucher de alimentação e disseram que alugariam um micro-ônibus para nos levar para Rio Branco. A gente saiu de Alagoas para fazer uma conexão em Porto Velho, depois em Brasília, depois em São Paulo e por fim chegar a Rio Branco”, conta.

O líder do grupo da etnia fulni ô, Xumaia, de Ji-Paraná, conta como seria o trajeto até chegar no festival em Rio Branco. “Saímos de Ji-Paraná e viemos para Porto Velho. Daqui íamos pegar um voo para Rio Branco, mas com conexão em Brasília e São Paulo”, afirma.

O que diz a companhia

Em nota, a Latam confirmou o remanejamento do voo para Manaus e que os passageiros de Porto Velho deverão embarcar ainda nesta sexta-feira.

“A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA3595 (Porto Velho-Brasília) não foi cancelado, tendo apenas postergado o horário de decolagem para as 18h30 desta sexta-feira (16). O ajuste foi necessário porque a rota será operada pela mesma aeronave do voo LA3594 (Brasília-Porto Velho), que precisou alternar pouso para Manaus devido à fumaça em Rondônia.

A companhia esclarece que está prestando a assistência necessária aos passageiros, reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura”.


COMPARTILHAR