Fraldas ecológicas x descartáveis: quando cada uma vale a pena

Publicada em


Pacote de fralda comum está custando a partir de R$ 42

 

Antigamente, os pais não tinham muita opção: os bebês tinham que usar fraldas de pano. Mesmo quando as descartáveis já existiam, boa parte das famílias não possuía dinheiro para comprar tantos pacotes.

 

A realidade mudou e as fraldas descartáveis se tornaram comuns. Tanto que, atualmente, as famílias fazem chá de bebê com o intuito de arrecadar o produto. Porém, a preocupação ambiental fez com que alguns pais voltassem a pensar nas fraldas de pano como alternativa ecológica.

 

O que são as fraldas ecológicas?

As novas fraldas ecológicas são diferentes daquelas de antes. As atuais são compostas por uma capa e um ou dois absorventes feitos de panos. Além disso, a fralda também possui botão ou velcro, o que ajuda a vestir no neném.

 

Quando o bebê suja a fralda, o resíduo vai para o forro. Caso a beirada suje, aí o ideal é fazer a troca e lavá-la.

 

Em geral, esse produto pode ser trocado a cada quatro ou seis horas. Porém, tudo irá depender do fluxo de xixi e cocô do bebê. De qualquer forma, essa é uma alternativa segura e que pode evitar resíduos, além de ter um custo-benefício maior.

 

Quais são as vantagens?

As fraldas ecológicas possuem algumas vantagens com relação às convencionais. Veja só:

 

  • custo: como são reutilizáveis, as famílias precisam de muito menos fraldas. Alguns modelos podem ser lavados até 800 vezes;
  • assaduras: os panos afetam menos a pele dos bebês e, por isso, nem é necessário usar pomadas para assaduras;
  • meio ambiente: em geral, um bebê pode usar mais de 3.500 fraldas descartáveis. Por isso, as ecológicas são uma opção para evitar tantos resíduos.

Mãe, Bebê, Feliz, Sorrindo, Verão, Pessoas, Água, Mar

 

O que considerar na hora de escolher a fralda?

Além de levar em consideração os pontos positivos, as famílias também precisam pensar em outros aspectos, como a limpeza das fraldas. Aliás, esse é um dos motivos que fazem os pais terem um pé atrás com a novidade.

 

Porém, ao contrário do que algumas pessoas podem imaginar, as fraldas reutilizáveis não precisam ficar de molho.  Os tecidos podem ser colocados na máquina de lavar, como qualquer outra roupa.

 

No caso das fraldas com cocô, o ideal é retirar o resíduo no vaso sanitário ou retirar o excesso com água. Depois já é possível colocá-las na lavadora no modo pré-lavagem. Também é importante lavar esse itens separadamente das demais peças.

 

Outra preocupação é com as trocas da fralda de pano feitas fora de casa. Nessas situações, os pais podem armazenar o absorvente em um saco impermeável.

 

Além disso, como os bebês recém-nascidos são muito pequenos, uma opção é que nessa fase sejam utilizadas as fraldas descartáveis. Assim, os pais não precisam optar por uma reutilizável que servirá por um tempo tão curto.

 

No que se refere ao preço, ele pode não ser o único fator de decisão. Até porque, existem fraldas de todas as faixas de valores. Um pacote com 42 fraldas em uma rede como o Atacadão custa a partir de R$ 39,90. Já a unidade da ecológica pode sair por esse preço, embora possa ser usada diversas vezes.

 

Porém, os pais devem adicionar ao cálculo também os gastos que terão com a lavagem. Por isso, a questão financeira não é o único aspecto importante.

 

Caso os pais queiram experimentar a novidade das fraldas reutilizáveis, a dica é começar em um dia que estejam em casa. Dessa forma, eles não precisarão se preocupar com o armazenamento do absorvente sujo e poderão fazer a troca tranquilamente.