Jaru Online
Jaru, 23 de abril de 2024

Fotografo registra espetáculo do eclipse lunar no céu de Jaru

 

 

Como era esperado o eclipse lunar ocorrido na madrugada desta segunda feira (21) foi um espetáculo. Com uma câmera fotográfica com uma boa capacidade de zoom o fotografo Augusto Orlando fez bons registros do fenômeno desta madrugada acompanhe abaixo:

 

Entenda:

Na madrugada desta segunda-feira, temos a oportunidade de testemunhar um belo eclipse lunar total daqui do Brasil. O fenômeno começou às 1h35 (horário de Brasília) da noite de domingo para segunda, durando até as 4h51, com o momento do eclipse total acontecendo às 2h41.

O eclipse lunar acontece no momento em que a Lua é encoberta pela sombra da Terra passando em frente ao Sol, e é preciso um alinhamento certeiro para que o eclipse seja total, ou seja, com a sombra do nosso planeta cobrindo toda a visão da Lua.

Durante o eclipse, a Lua apareceu no céu em tons de vermelho e laranja, na chamada “Lua de Sangue”. Essa mudança de cor, antigamente tida como presságio de maus agouros por algumas culturas, na verdade é provocada pela refração dos raios solares na atmosfera da Terra.

Além de avermelhada, a Lua esteve maior do que o habitual, uma vez que ela está em máxima aproximação com o nosso planeta — o que é chamado de Perigeu, com esta Lua maior sendo chamada de Superlua. No Perigeu, a Lua parece 14% maior e sua superfície fica 30% mais brilhante do que no Apogeu (durante o que chamamos de Microlua).

Para ver o eclipse não foi preciso de nenhum equipamento astronômico, bastou olhar para o céu, visão que foi parcialmente prejudicada com o tempo nublado.

 

Qual sua avaliação da administração do Prefeito João Gonçalves ?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

COMPARTILHAR