O fim de semana para os municípios de Vilhena, Colorado do Oeste e Cabixi deve ser resumido em chuvas intensas combinadas com ventos de até 100 km/h. Isso é o que diz o alerta emitido pela Defesa Civil de Rondônia nesta sexta-feira (24). O alerta de perigo é de grau laranja, com base na graduação de severidade adotada pelo Instituto Nacional de Metereologia (Inmet).
Por causa da intensa chuva prometida, a Defesa Civil recomenda que a população tenha atitudes de prevenção, como manter-se em abrigos seguros, evitar uso de telefones durante o temporal, retirar eletroeletrônicos das tomadas e evitar estacionar veículos próximo de árvores.
A Defesa Civil recomenda ainda que os órgãos e as prefeituras municipais mantenham atualizados os cadastros de recursos necessários às medidas de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais.
Conforme a nota emitida pelo órgão, o alerta é de grau laranja, com base na graduação do Inmet, sendo verde o menor grau de risco, seguida por amarelo, laranja e vermelho, considerado o maior grau.
Passagem do frio
A mudança no tempo e até no clima é por conta de uma frente fria que encobrirá o estado neste fim de semana, segundo a Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Para o período, a previsão é de céu nublado a encoberto e poucas nuvens em cidades como Porto Velho, Guajará-Mirim, Ji-Paraná e Ariquemes. Em Jaru, a previsão é de pancadas de chuva neste sábado.
Em Porto Velho, por exemplo, a previsão é de pancadas de chuvas com trovoadas principalmente no período da tarde. Ainda conforme o Sipam, o tempo quente deve retornar na próxima segunda-feira (27).