Jaru Online
Jaru, 19 de setembro de 2024

Força Nacional é autorizada a atuar na TI Kaxarari em Rondônia

O Ministério Público autorizou o envio de agentes a Rondônia para auxiliar a Fundação Nacional do Índio (Funai) no combate à invasão, desmatamento e queimadas da reserva Indígena (TI) Kaxarari. A Força Nacional apoiará a Funai de 9 de março a 6 de junho.
A Delegação Pastoral da terra (CPT) disse que esta é uma ação importante em uma área que vive conflitos constantes. “Nossa compreensão do conflito na terra Indígena Kaxarari está enquadrada nos problemas causados ​​pelo que pretendem fazer no norte de Rondônia e sul do Amazonas área de expansão agroindustrial, de onde ocasionaram conflitos entre madeireiros e grileiros.”, disse Josep Iborra, da CPT.
Além de Rondônia, o despacho sinaliza ainda que outros três estados, Acre, Roraima e Rio Grande do Sul, também receberão os agentes.
Kaxarari
A área ocupada pelos Kaxarari fica próxima aos municípios de Lábrea, Porto Velho e Extrema, e o acesso por via terrestre é feito pela BR-364 entre Rio Branco e Porto Velho. A Força Nacional de Segurança foi criada em 2004. As atividades do órgão são coordenadas pela secretaria Nacional de Segurança Pública (SNASP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

COMPARTILHAR