O Ministério Público autorizou o envio de agentes a Rondônia para auxiliar a Fundação Nacional do Índio (Funai) no combate à invasão, desmatamento e queimadas da reserva Indígena (TI) Kaxarari. A Força Nacional apoiará a Funai de 9 de março a 6 de junho.
A Delegação Pastoral da terra (CPT) disse que esta é uma ação importante em uma área que vive conflitos constantes. “Nossa compreensão do conflito na terra Indígena Kaxarari está enquadrada nos problemas causados pelo que pretendem fazer no norte de Rondônia e sul do Amazonas área de expansão agroindustrial, de onde ocasionaram conflitos entre madeireiros e grileiros.”, disse Josep Iborra, da CPT.
Além de Rondônia, o despacho sinaliza ainda que outros três estados, Acre, Roraima e Rio Grande do Sul, também receberão os agentes.
Kaxarari
A área ocupada pelos Kaxarari fica próxima aos municípios de Lábrea, Porto Velho e Extrema, e o acesso por via terrestre é feito pela BR-364 entre Rio Branco e Porto Velho. A Força Nacional de Segurança foi criada em 2004. As atividades do órgão são coordenadas pela secretaria Nacional de Segurança Pública (SNASP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).