Flora do município de Jaru é tema de projeto na escola Olga Dellaia

Flora do município de Jaru é tema de projeto na escola Olga Dellaia

Diversas espécies de árvores específicas da flora do município de Jaru fizeram parte do projeto “Arte com Flores e Folhas” desenvolvido na tarde da última quarta-feira (19) com alunos do 6º e 7º Ano do ensino fundamental na escola estadual Olga Dellaia, em Jaru, através de uma ação elaborada pela professora Geraldine de Souza Guedes.

Segundo explicou a professora, o projeto “Arte com flores e Folhas” teve como objetivo identificar espécies de árvores que fazem parte da flora do município de Jaru, região que faz parte da chamada Amazônia Legal, conhecida pela sua exuberância, bem como reconhecer as plantas como seres vivos e identificar suas partes como raiz, caule, flores e folhas na alimentação humana e de outros seres, assim como sua importância econômica na confecção de artesanato.

As ações do projeto começaram com aulas teóricas e práticas, entre elas uma visita ao jardim da própria escola, classificando as espécies de plantas nele encontradas. O segundo passo,  conforme relatou a professora responsável pelo projeto, foi a coleta de flores e folhas pelos alunos e a realização da secagem (desidratação) das mesmas para evitar sua deteorização.

Após a secagem das folhas e flores o próximo passo foi a montagem dos quadros. A última parte das ações  foi a culminância do projeto se deu com a realização de uma exposição dos trabalhos produzidos pelos estudantes com o apoio da professora e da escola Olga Dellaia.

O trabalho foi idealizado, orientado e executado pela professora de Ciências,  Geraldine de Sousa Guedes, com as turmas de 7º Ano “B”, do período matutino e das turmas 7º “D”, 6º “E” e 6º “F” do horário vespertino da Escola Estadual Olga Dellaia e contou com a colaboração de toda equipe escolar e a expressiva participação dos pais.

Fonte: Elias Gonçalves

Comentários