As tradicionais festas agropecuárias são aguardadas pela maioria da população do estado de Rondônia, sendo as principais festividades de muitos municípios.
As exposições, como são chamadas, movimentam todo o setor agro com oportunidades para produtores e empresas da região mostrarem seus serviços e produtos, e fazerem negócios.
Porém o mais aguardado pela maioria são os shows sertanejos (geralmente com artistas nacionais), os rodeios e os concursos de beleza para eleger as rainhas das festas.
O período é muito aguardado pelas lojas, que aumentam muito as vendas de roupas, botas e chapéus. Os hotéis também são beneficiados, visto a alta demanda de hospedagens nos finais de semana de shows principais.
Porém com os anúncios dos eventos muitos estão se frustrando por um motivo muito relevante: o preço das entradas. Desde o famoso “Baile da Rainha” até as cartelas de bingo, os rondonienses têm se assustado com os altos valores cobrados pelas associações.
O caso do momento é o da EXPOVEL, exposição agropecuária de Porto Velho, que surpreendeu com um camarote que custa R$ 18.882,59. Ainda nesta exposição, o ingresso mais barato será do lote promocional, custando R$ 219,99.
Apesar dos shows nacionais e da grande produção que esses eventos trazem, fica a preocupação do público em geral, de famílias grandes, e que querem se divertir e aproveitar.
O investimento é grande, mas sempre vale a pena, pois anualmente as cidades param para proporcionarem essa alegria para a população.