Jaru Online
Jaru, 25 de novembro de 2024

Febre maculosa: a doença transmitida pelo carrapato pode ser letal

Entre 2021 e 2022 753 pessoas morreram por febre maculosa no Brasil. Os dados do Ministério da Saúde apontam que o país teve 2.157 casos confirmados ao longo de 10 anos.

Nesta semana 3 pessoas vieram à óbito por conta desta doença, em Campinas, SP. De acordo com informações do Ministério da Saúde, a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, ela é transmitida pela picada do carrapato. No Brasil, o carrapato-estrela é um dos principais vetores. No entanto, qualquer espécie do parasita pode carregar a bactéria.

Os casos se concentram no Sul e Sudeste, mas mesmo no Norte é imprescindível que os cuidados sejam tomados e que a população fique atenta quanto aos sintomas. O Sudeste domina a lista de óbitos ao longo dos 10 anos, com Minas Gerais em segundo lugar (109 mortes), Rio de Janeiro (60) e Espírito Santo (37). O Norte não registrou mortes por maculosa; Nordeste e Centro-Oeste contabilizaram uma morte cada; e o Sul confirmou três mortes no período – duas em 2015 e uma em 2017, todas no Paraná.

Assim que surgirem os sintomas é preciso procurar uma unidade de saúde para avaliação médica. O tratamento é feito com antibiótico específico e, em determinados casos, pode ser necessária a internação da pessoa. A prevenção da febre maculosa é baseada no impedimento do contato com o carrapato.


COMPARTILHAR