Jaru Online
Jaru, 23 de outubro de 2024

Falta verba para apoiar mulher vítima de violência em RO, diz defensor

Mulher exibe marcas da violência em visita ao Juizado especializado (Foto: Joyce Heurich/G1)Rondônia não possui orçamento específico para investir em ações exclusivas às mulheres vítimas de violência doméstica. Já o Município, Porto Velho, dispõe de algumas medidas nesse sentido, especialmente para atender a questão de gênero, mas não aplica a contento. É o que afirmou o defensor público Guilherme Ornelas, do Núcleo Maria da Penha da Defensoria Pública (DPE-RO), durante reunião da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher na última segunda-feira (11).
Por conta dessa falta de especificidade orçamentária, a Rede resolveu fiscalizar e discutir o orçamento estadual e municipal destinado às políticas públicas para as mulheres que sofrem agressões.
Mulher vítima de violência doméstica
ainda tem atendimento deficitário em Rondônia

(Foto: Joyce Heurich/G1)

Em nota distribuída à imprensa, o defensor público afirmou que o Legislativo, o Governo e o Município devem destinar recursos direcionados aos projetos para que sejam executados. “Sem verba, ficaremos apenas nas discussões”, ressaltou.

A psicóloga do Juizado de Violência Doméstica, Mariângela Onofre, que também esteve na reunião, explicou que o atendimento no abrigo está ocorrendo dentro do esperado. Porém, segundo ela, existem mulheres que não querem ou não precisam ir para a casa abrigo, o que demanda uma assistência mínima a elas, só esse apoio não está sendo possível.


COMPARTILHAR