Jaru Online
Jaru, 15 de outubro de 2024

Falta de representatividade feminina e preta se destaca no resultado das eleições municipais em Rondônia

Estatísticas de cor/raça dos candidatos. — Foto: - Portal Candidaturas (TSE)

Estatísticas de cor/raça dos candidatos. — Foto: – Portal Candidaturas (TSE)

Nas eleições municipais de 2024 em Rondônia, a falta de representatividade feminina e preta é marcante: apenas três mulheres mulheres e uma pessoa preta (homem) foram eleitas.

🔎 O TSE disponibiliza o Portal Candidaturas, onde é possível consultar os dados de pessoas aptas para votar e dos candidatos que concorreram ou foram eleitos em 2024.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 94% dos prefeitos eleitos no estado são homens, enquanto apenas 5,8% das prefeituras serão chefiadas por mulheres entre 2025 e 2028.

Quando o recorte é por raça, somente 1 dos dos 51 prefeitos eleitos se declarou negro, representando 1,9% do total.

Apesar do eleitorado feminino ser maioria no estado, com 51,16% dos votantes, essa representatividade não se reflete nas eleições. Das 51 prefeituras, apenas três serão chefiadas por mulheres. São elas:

  • Carla Redano (União), prefeita reeleita em Ariquemes.
  • Valeria Garcia (União), reeleita em Pimenteiras do Oeste.
  • Professora Marcilene (PODE), eleita pela primeira vez em Pimenta Bueno.

 

Entre os prefeitos eleitos, 26 conseguiram se reeleger, sendo 24 homens e duas mulheres. Prefeitos como Adailton Fúria (PSD), de Cacoal, e Alex Testoni (União), de Ouro Preto do Oeste, garantiram a continuidade de suas gestões.

Entre os 25 prefeitos que assumem pela primeira vez, apenas uma mulher foi eleita.

Outro dado relevante é a ausência de prefeitos que se declaram parte da comunidade LGBTQIA+. Nenhum dos candidatos eleitos informou ser gay, lésbica ou bissexual.
G1


COMPARTILHAR