O deputado federal Lucio Mosquini foi alvo de Fake News disseminada em alguns meios de comunicações, e perfis falsos de Instagram, após a mesa diretora da câmara dos deputados comunicar a cassação do deputado Deltan Dellagnol, na última terça-feira.
Mosquini não esteve em Brasília nesta semana, esteve cumprindo agenda oficial no estado de Rondônia, não participou da reunião da mesa, porém acabou associado ao grupo de parlamentares que participaram da reunião que deram cumprimento a decisão do TSE que cassou o mandato do deputado federal Deltan Dellagnol.
Acontece que após a grande mídia divulgar a reunião da mesa diretora noticiando a perda do mandato de Dellagnol, a notícia dava conta que os membros da mesa diretora foram unânimes na decisão.
Acontece que o termo “unânime” se referia aos parlamentares que lá estavam, tendo cada Congressista inclusive assinado o ato da mesa diretora, ao final da reunião.
Acredita-se que pelo fato de deputado federal Lucio Mosquini também fazer parte da mesa diretora, alguns sites de pequeno porte, que não buscam verificar a informação correta e alguns perfis falsos de Instagram divulgaram que o Mosquini havia contribuído para a perda do mandato de Deltan, ignorando inclusive o fato do nome do deputado Lucio Mosquini não fazer parte da lista pública que foi amplamente divulgada no ato da mesa.
O próprio Deltan Dellagnol, divulgou em suas redes sociais a lista com os nomes e fotos de todos deputados que participaram da reunião, mais nem isso foi o suficiente para impedir que alguns sites de envolverem o nome do deputado Lucio Mosquini em suas Fake News.
Através de sua assessoria o deputado federal Lucio Mosquini entrou em contato com os sites e para sua surpresa alguns deles chegaram a pedir dinheiro para que pudessem divulgar a notícia correta.
“São sites de pequena expressão e blogueiros que não tem nenhum compromisso com a verdade e buscam apenas angariar seguidores para suas redes sociais, interessante que um vídeo de um blogueiro é mais fidedigno para alguns que documentos oficiais”.
O deputado informou que sua assessoria já colheu os materiais e está responsabilizando juridicamente alguns veículos e perfis que ignoraram a verdade em detrimento de popularidade para seus sites, tentando prejudicar a imagem perante a população.