Jaru Online
Jaru, 22 de outubro de 2024

Exames que confirmam Zika e Chikungunya são realizados em RO

Máquina do exame que detecta o vírus da Zika e a Chikungunya (Foto: Hosana Morais/G1)O exame que pode confirmar ou não  os casos suspeitos de dengue, febre Chikungunya e o vírus Zika chegaram ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Porto Velho. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), com o novo equipamento, o resultado dos exames colhidos sai em até sete dias úteis. Antes, o material colhido era enviado para o Instituto Evandro Chagas em Belém (PA) e demorava em média 60 dia para ter acesso ao resultado.
Conforme a chefe de biologia do Lacen, Adriana Salvador, as coletas para os exames podem ser feitas em três pontos da cidade. “A pessoa que sentir os sintomas das doenças deve se encaminhar à Policlínica Ana Adelaide ou a uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) das Zonas Leste e Sul da cidade coletam o sangue para encaminhar ao Lacen”, disse Adriana.

Adriana disse ainda que os exames tem uma prioridade devido ao surto do vírus Zika no Brasil. “Priorizamos mulheres gestantes e casos graves para o exame, mas lembrando que ele serve para mapear as doenças e onde estão sendo mais constantes, não significa que o paciente necessite do resultado para ser medicado”, esclareceu Adriana.

Sobre as coletas realizadas no interior de Rondônia, Adriana informou que elas são enviadas em cápsulas de nitrogênio para que o exame possa ser realizado no Lacen em Porto Velho.

Segundo secretário da Sesau, Williams Pimentel, os kits com reagentes são de fundamental importância para o combate de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. “Antes eram 20 amostras semanais, agora serão 150 em Rondônia estado com o resultado quase que imediato”, explicou Pimentel.


COMPARTILHAR