A etapa municipal dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) teve início no dia 1º de abril e segue até o dia 31, classificando estudantes para a fase regional que será realizada entre maio e junho. A ação, promovida pelo governo de Rondônia e executada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), envolve 16 modalidades esportivas e segue o formato classificatório em quatro etapas: municipal, regional, final estadual e nacional.
As modalidades disputadas nas etapas são divididas em:
- Individuais: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, wrestling (luta olímpica), natação, taekwondo, tênis de mesa e xadrez; e
- Coletivas: basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia.
Ao todo, são nove regionais:
- Metropolitana (sede em Porto Velho);
- Mamoré (Guajará-Mirim);
- Guaporé (São Francisco do Guaporé);
- Zona da Mata (Rolim de Moura);
- Cone Sul (Vilhena);
- Centro (Cacoal);
- Centro-Oeste (Ji-Paraná);
- Noroeste (Jaru); e
- Norte (Ariquemes).
As finais estaduais estão divididas por faixa etária: a etapa juvenil (15 a 17 anos) será realizada em julho, em Ji-Paraná; infantil (12 a 14 anos), em agosto, em Cacoal; e a paralímpica, também em agosto, em Porto Velho.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o esporte escolar transforma vidas e promove cidadania. “O Joer é uma das maiores ações de inclusão, disciplina e incentivo ao talento dos nossos jovens. O governo de Rondônia segue investindo para que cada estudante tenha oportunidade de representar sua escola e seu município com orgulho”, salientou.
DESENVOLVIMENTO INTEGRAL
A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, enfatizou o papel pedagógico e social do projeto. “Além da competição, o Joer promove o desenvolvimento integral dos estudantes, incentivando valores como respeito, convivência e responsabilidade. Temos trabalhado em todas as regionais do estado para garantir estrutura, apoio técnico e a segurança dos participantes.”
TRABALHO INTEGRADO
O coordenador de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar da Seduc, Alan Raniere, ressaltou o trabalho integrado com as superintendências regionais de educação (Supers). “Estamos alinhados às Supers para assegurar que cada fase do Joer aconteça com qualidade e organização. Este evento requer um esforço coletivo que envolve professores, gestores e servidores comprometidos com a educação e o esporte.”