Especialização em Psicologia Positiva e Coaching vale a pena?
Os desafios da vida contemporânea podem gerar angústias e até mesmo novas formas de pensar e agir. Para assistir essas pessoas, os psicólogos precisam então se atualizar constantemente, através de uma pós-graduação ead, e procurar novas abordagens, como a Psicologia Positiva.
Uma tendência que vem crescendo e atingindo todo o Brasil é a especialização em Psicologia Positiva, um novo viés que prioriza as potencialidades humanas e seus aspectos positivos para lidar com os desafios do dia a dia e questões de saúde mental.
Mais um termo que já é bem conhecido, mas que ainda causa incertezas, é o coaching. Nas redes sociais, algumas pessoas acabam usando o termo incorretamente e esse processo de desenvolvimento e autoconhecimento pode acabar ficando inacessível a muitas pessoas que poderiam se beneficiar.
Nesse post você vai entender o que é Psicologia Positiva e Coaching e como essa especialização e pós-graduação em educação pode ser o diferencial na sua carreira.
A Psicologia Positiva busca abordar os pensamentos, sentimentos e comportamentos das pessoas focando sempre no lado positivo, nos pontos fortes. Essa prática está preocupada também em desenvolver aspectos positivos da vida, além de curar e resolver aspectos negativos do paciente.
Essa é uma prática recente e que busca complementar portanto a Psicologia tradicional, que é ensinada principalmente durante a graduação. Por isso, a especialização em Psicologia Positiva está focada nas experiências e aspectos positivos, como alegria, inspiração, gratidão e resiliência.
Essa prática pode ser tanto clínica quanto aplicada em empresas através das novas tendências de Recursos Humanos. Por focar em autoconfiança, satisfação com a vida e outros temas relacionados, a Psicologia Positiva pode ser aplicada no mercado de trabalho.
O mercado de trabalho é competitivo e mesmo dentro das empresas, o ambiente pode não ser o mais acolhedor e agradável. Como a grande parte da população trabalha, a carreira é um aspecto importante que impacta a vida e o bem-estar.
A Psicologia Positiva pode atuar justamente para melhorar os aspectos que estão travando o profissional, já que essa abordagem busca fortalecer os aspectos positivos para alcançar mais prosperidade.
Do inglês, “coach” pode ser traduzido como “treinador”. Por isso, a ideia do processo de coaching é que um profissional certificado oriente um cliente em um aspecto específico da vida, tanto pessoal quanto profissional.
O coaching acontece em sessões que vão acompanhar o desenvolvimento do cliente, através de conversas, exercícios e feedbacks. É muito importante que o profissional tenha um certificado de formação em Coaching.
Coaching é um processo em que um profissional certificado orienta um cliente através de técnicas e métodos voltados para o desenvolvimento pessoal ou profissional.
O objetivo primordial do coach é desenvolver e fazer com que o cliente alcance o que ele busca. Para isso, é importante o comprometimento para que os resultados sejam percebidos.
O coaching pode ser muito útil no campo profissional, em que um coaching certificado pode instruir o cliente, dando os caminhos e assessorando-o para que obtenha sucesso.
Todas as pessoas sempre têm algo a melhorar e a evoluir, por isso o coaching pode ser um excelente processo para continuar a desenvolver a inteligência emocional, motivação, disciplina e autoconhecimento.
Para se qualificar ainda mais e atualizar o currículo, é imprescindível realizar uma especialização. Se você se interessou pelo conteúdo abordado neste post, procure uma pós-graduação ead em Psicologia Positiva e Coaching. Ter um certificado de uma instituição reconhecida pelo MEC pode ser o próximo passo para elevar a sua carreira.
Gostou desse conteúdo? Continue lendo mais sobre educação e cursos e não pare de estudar!