Esgoto da Casa de Detenção de Jaru, vaza pelo muro há pelo menos dez anos, escorre pelo chão da entrada do SINDSEF-RO.
O Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Estado de Rondônia (SINDSEF-RO) em Jaru (RO), entrou em contato com a Redação do Jaru Online, para relatar que vem sofrendo com o encanamento de esgoto da Casa de Detenção, que fica ao lado. O esgoto transborda pelo muro e escorre até a frente do prédio, provocando sujeira e mau cheiro. De acordo com a direção, o medo é que os dejetos coloquem em risco a saúde de quem trabalha e até quem frequenta o lugar.
Segundo a coordenação local do SINDSEF-RO, o problema vem se estendendo há anos, porém, nas últimas semanas tornou-se insuportável. A coordenação explicou que “cerca de 90% dos servidores atendidos possuem mais 60 anos e para adentrarem no prédio precisam passar pelos dejetos de esgoto sanitário”.
Os servidores informaram que já haviam entrado em contato com o Diretor do Presídio Edlei Hammer, com a prefeitura de Jaru e com a Agência de Vigilância Sanitária. Foram feitos vários contatos, mas até os dias atuais, sem soluções permanentes. A direção do sindicato disse que já foi protocolado um ofício, datado no dia 22 de setembro.
A Redação do Jaru Online obteve resposta do Gerente Regional Prisional, Fred Willian Barbosa que já vem providenciando a resolução do problema sendo que já foi enviado para a Casa de Detenção de Jaru canos e cimento, para sanar o problema de uma vez por todas.
Em contato com o Diretor da Casa de Detenção de Jaru, Edlei Hammer a redação foi informada que os trabalhos já foram iniciados, foi quebrado todo o piso da área de banho de sol dos detentos para trocar toda a encanação e garante que a problemática será resolvida.
Cabe destacar que os serviços serão feitos pelos apenados como forma de remissão de pena.
Fonte: Jaru Online
Ofício enviado a Agência de Vigilância Sanitária
Foto: SINDSEF-RO