Jaru Online
Jaru, 26 de novembro de 2024

Escritor jaruense lança campanha para conseguir fotos antigas dos distritos de Jaru

Após a repercussão altamente positiva de uma reportagem publicada em parte da imprensa eletrônica de Jaru, onde relatava os motivos da visita do historiador jaruense Elias Gonçalves ao distrito de Tarilândia e ao subdistrito de Jaruaru, diversas pessoas foram o procuraram com objetivo de relatar o que haviam vivenciado nos distritos que abrangem o atual espaço territorial do município. Veja aqui a reportagem publicada pelo Jaru Online.

 

Conforme informado por Elias Gonçalves, um dos contatos que mais lhe chamaram a atenção foi feito através do morador Anderson Cavalcante, um mototaxista que reside na zona urbana de Jaru há vários anos, mas com um grande período de sua infância vivido no povoado de Tarilândia.  Em uma conversa prévia, Cavalcante informou via WhatsApp, que os pais dele – o casal Esmeraldo e Quitéria – possuíam um vasto acervo fotográfico de Tarilândia, local onde a família residiu de outubro de 1986 a dezembro de 1992.

 

Animado com a possibilidade de encontrar novas fontes para “A Biografia dos Distritos de Jaru”, nome de sua quinta produção literária, Elias Gonçalves definiu em conjunto com Anderson Cavalcante a data em que ambos iriam à residência dos pais do mototaxista para que o escritor pudesse ter acessos às fotografias. Assim que chegaram ao local, foram recepcionados por Esmeraldo Carneiro da Silva, conhecido popularmente como “Barba” e pela esposa dele, Quitéria Cavalcante. Conforme constatado, a família possui um importante registro da história de Tarilândia entre 1986 e 1992, período em que viveram no então povoado. Além de serem sitiantes, também foram proprietários do Bar e Restaurante Alto Alegre, empreendimento comercial que funcionava no local onde era feito o embarque e desembarque de passageiros que utilizavam transporte coletivo em Tarilândia.

 

Elias Gonçalves informou que, assim como ocorreu com as fotos pertencentes ao casal Esmeraldo e Quitéria, o procedimento com as imagens que são de outras pessoas será o mesmo. O proprietário da foto empresta o arquivo para o escritor providenciar a digitalização e em seguida a fotografia é devolvido ao legítimo dono, uma vez que se trata de uma valiosa recordação pessoal. Além disso, conforme relatou, o material fotográfico que for utilizado no próximo livro ou em quaisquer outras produções de autoria do escritor, apresentará uma informação dando crédito de acordo com os dados repassados. Conforme constatado, todas as imagens que estão com a família do senhor “Barba” são importantes registros da história de Tarilândia e a foto da escola Pedro Vieira de Melo datada de setembro de 1986, apenas dois meses após a sua criação do estabelecimento de ensino, foi classificada como um dos melhores registros já encontrados durante o processo de pesquisa por parte do escritor.

 

As pessoas que possuem imagens antigas dos – hoje – distritos de Bom Jesus, Santa Cruz da Serra, Tarilândia e do subdistrito de Jaru e que gostariam de contribuir com a escrita da história desses locais, devem entrar em contato com o escritor Elias Gonçalves via WhatsApp pelo número (69) 9 9241-8033, ou através do link:  https://umzap.com/ELIASGONCALVES.

 

O livro “A Biografia dos Distritos de Jaru” vai destacar ainda a história dos seguintes Núcleos Urbanos de Apoio Rural: Theobroma, Pedras Brancas e Colina Verde (sendo os dois últimos hoje território pertencente ao município de Governador Jorge Teixeira). O povoado Capitão Silvio de Farias (atualmente Vale do Anari), também terá uma abordagem na próxima produção literária do escritor. Em 16 de junho de 1981, quando o distrito de Jaru se transformou em município, todos esses locais faziam parte do espaço jaruense e, só foram desmembrados em 13 de fevereiro de 1992, quando foram criados os municípios de Theobroma e Governador Jorge Teixeira.

 

Para descobrir outros detalhes da carreira literária de Elias Gonçalves basta entrar no Google e pesquisar por “escritor jaruense”. Ao fazer a busca, o internauta vai se deparar com dezenas de publicações que retratam a trajetória de um dos principais nomes do período contemporâneo local e o que o mesmo tem feito para contribuir com a escrita da história de Jaru, um dos mais importantes municípios do eixo da BR-364 em Rondônia.

 

Veja algumas fotos que ele já possui em seu acervo:

 

Fonte: Assessoria


COMPARTILHAR