Jaru Online
Jaru, 22 de novembro de 2024

Escola Olga realiza seu Festival Estudantil de Artes em Jaru

O Fera reúne vários segmentos artísticos como: teatro, cinema, desenho, pintura, escultura, fotografia, música e dança.

Apresentação do Festival Estudantil Rondoniense de Artes, fase Escolar – Foto: WS

 

Hoje no período matutino na Escola Estadual Olga Dellaia de Jaru, foi realizada o Festival Estudantil Rondoniense de Arte (Fera 2023) – Fase Escolar.

Aconteceu no pátio da escola com participação de todos os alunos, professores e alguns pais que se pode fazer presente no evento. A diretora Ilza Rodrigues deu as boas vindas a todos os presentes, como também desejou boa sorte aos participantes; falou da importância da participação artística dos alunos e possa termos bons representantes na fase municipal que acontece neste próximo mês.

O festival foi criado para incentivar a cultura escolar, proporcionando o intercâmbio entre artistas e estudantes da rede estadual de educação.

O FERA reúne apresentações de bandas e fanfarras, dança, teatro, canto, além de projetos de cinema e exposições de desenho, pintura em tela, escultura e fotografia.

Podem participar estudantes a partir dos 12 anos matriculados no Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Professora Marcia Ribeiro coordenadora do evento da escola, juntamente com o Professor de Educação Física Uelton Salomão, agradeceu aos colegas colaboradores e toda equipe da Escola; disse ainda que a vice-diretora Débora Martins não pode estar presente, mais desejou a todos uma ótima participação no Festival.

O evento tem a finalidade de incentivar a cultura escolar, nos diversos segmentos e linguagens artísticas, difundindo as artes no contexto educacional, proporcionando o intercâmbio entre artistas e estudantes da Rede Estadual de Educação.

A programação desse ano acontecerá no formato híbrido, ofertando atividades presenciais e remotas, que dependem das fases que consistem em: Fase Escolar (presencial), Fase Municipal (presencial), Fase CRE Regional (virtual), Fase Estadual (presencial).

FASE ESCOLAR PRESENCIAL

Será realizada em cada unidade de ensino, onde farão a seletiva escolar e classificarão os primeiros lugares de cada segmento artístico.

FASE MUNICIPAL PRESENCIAL

Será realizada pela Coordenadoria Regional de Ensino (CRE) responsável pela jurisdição da cidade, onde serão aceitas apenas as escolas que aderiram o Termo de Adesão do evento e a inscrição dos alunos classificados em primeiro lugar ainda na Fase Escolar.

FASE CRE REGIONAL VIRTUAL

Esta fase será realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a CRE, com os alunos/artistas classificados na Fase Municipal. E que tenham efetuado a inscrição pela da plataforma e dentro da data estipulada para inscrição.

FASE ESTADUAL PRESENCIAL

Também realizada pela Seduc em parceria com as CRES do município sede, com a participação dos alunos/artistas classificados nas Fases CRE (virtual). Será admitido na fase estadual o 1º colocado na Fase CRE.

Este ano, o Fera Híbrido lançará uma ferramenta importante na viabilização das inscrições e cadastramento dos alunos, o Sistema Fera. Haverá duas abas no sistema para gerências, delegações, cadastrar alunos artista e gerar relatórios sobre o andamento das fases, como também organizar o cronograma e prosseguir alunos/ artistas de fase.

 

De acordo com os coordenadores do Festival Estudantil – Fase Municipal, Professor Uelton Salomão e a professora Neide da Cre/Jaru, as inscrições foram estão sendo realizadas na plataforma, de forma simples e orientada, para facilitar o trabalho dos interessados. “Uma novidade é que o regulamento geral e os específicos estarão disponíveis em forma condensada, por meio de formulários do Google facilitando o acesso à informação de quem busca inteirar-se de determinado segmento ou categoria. O cronograma deste ano também já está disponível”.

Segundo a Coordenadora Regional da Cre-Jaru, Vanussa Cordeiro, o Fera – Fase Municipal escolherá os representantes de Jaru que participarão para próxima Fase Regional, com a participação dos municípios de Theobroma e Gov. Jorge Teixeira.

Os Campeões por categoria – FERA 2023 – Fase Escolar – Olga Dellaia, classificados os campeões foram:

ARTES VISUAIS:

DESENHO – 1º lugar: ROGÉRIO QUIROGA, 2º lugar: Layla Beltrão; 3º lugar: Sophia Sales Silva. PINTURA EM TELA:  Campeã: Laís Lacerda Ninke Vice-Campeã: Nathália Dias Garcia;

MÚSICA: Campeã: Samara Vitória Rodrigues – Deficiência Visual- DV, mais com voz espetacular que levantou o público presente.

FOTOGRAFIA: Mauricio Cândido de Araújo.

TEATRO: Turma do 9º A,B matutino.


COMPARTILHAR