Escola Família agrícola de Jaru é ampliada
Foi realizada na tarde desta quinta-feira (15), solenidade que marcou a entrega de dormitórios femininos, para atender as alunas da Escola Família Agrícola Dom Antônio Possamai (EFA). A obra de ampliação da escola é referente a emenda parlamentar do ex-deputado Anselmo de Jesus e de contrapartida da Prefeitura de Jaru.
O diretor da EFA, Sidnei Roberto, enfatizou que tem muita gratidão pela Escola de Jaru. “Agradeço a todos os gestores que priorizam a nossa escola”, disse. Sidnei frisou que precisamos entender que a cada passo, devemos deixar o nosso legado, sempre baseado na ética.
O vereador Benildo lembrou que a história da EFA é muito bonita. “Justiça seja feita, que é uma história é antiga, mas só se tornou realidade em 2013, quando começou a funcionar”, citou.
O parlamentar ainda destacou que destinou R$ 10 mil de sua emenda parlamentar para a compra de equipamentos para atender a escola. “Espero que esses equipamentos sejam aproveitados da melhor forma pelos alunos e colaboradores”. Os equipamentos foram entregues após a cerimônia.
Para o secretário de educação, Leomar Lopes, a pedagogia implantada pela EFA é excelente. “ Com a EFA, pensamos numa educação diferenciada para os alunos do campo, por isso, cada vez que trazemos benefícios é motivo de muita satisfação”, reiterou.
O ex-deputado Federal, Anselmo de Jesus, falou que conhece tudo de EFA. “O objetivo da EFA é valorizar a educação no campo”. Anselmo destacou que todos os benefícios conquistados pela EFA é uma somatória de esforços. “Quando todos buscam e lutam, todos ganham com as melhorias”.
A prefeita Sonia Cordeiro reiterou que ao inaugurar esses dormitórios, é a conquista de mais um pedacinho de um grande sonho. “Todo investimento feito na educação é importante, pois formação é a construção de cidadãos. “A EFA faz um grande diferencial para os jovens rurais de Jaru e de outros municípios”, finalizou.
A EFA É uma escola comunitária que atende centenas de alunos e trabalha mediante a pedagogia da Alternância, ou seja, metade dos estudantes estudam na escola durante 15 dias, nos outros 15 dias aplicam o que aprenderam na propriedade rural, enquanto a outra turma recebe as orientações teóricas. O sistema empregado em todas as EFAs do país. A EFA de Jaru é a primeira das seis escolas família agrícola do estado a promover a mudança do curso de Técnico Agrícola para Técnico em Agroecologia.
Ainda participaram do evento, o presidente da Câmara de Cacaulândia Genê Falcão, a vereadora Paula, e o prefeito de Cacaulândia Edmar Amorim. Treze alunos de Cacaulândia estudam na EFA de Jaru. Ainda esteve na cerimônia o representante do deputado Lazinho da Fetagro, Ênio Queiroz, entre outras autoridades e representantes de entidades.