Os motores e geradores elétricos têm a mesma finalidade: produzir energia. Porém, há diferenças entre eles
De acordo com a física, podemos definir a eletricidade como um conjunto de fenômenos naturais, relacionados a cargas elétricas estáticas ou em movimento. Entretanto, é possível obter energia elétrica usando fontes renováveis e não-renováveis. Para quem procura um gerador para alugar, é importante entender melhor a função dos motores e dos geradores.
Para cada sistema de captação, existem motores e geradores elétricos atuando de forma constante, a fim de auxiliar na criação da eletricidade esperada. Apesar dos dois dispositivos funcionarem como produtores de energia, eles apresentam funções diferentes, que devem ser entendidas por aqueles que atuam como sistemas de geração de energia.
Portanto, embora ambos os equipamentos funcionem de forma similar, há diferenças fundamentais. Em síntese, o gerador transforma energia mecânica em eletricidade. Já o motor elétrico faz o contrário, convertendo energia elétrica em mecânica.
Os motores elétricos estão presentes em, praticamente, todas as estruturas internas de equipamentos que transformam energia elétrica em mecânica. Ademais, também é possível encontrá-los em sua forma reversa. Ou melhor, a força mecânica consegue se converter em eletricidade através do dínamo, presente nos geradores para eventos e todos os outros.
O motor elétrico, portanto, é instalado em produtos como ventiladores, máquinas de grande porte, veículos, ferramentas, entre outros. Ele opera através da interação entre os campos eletromagnéticos onde ficam o estator (elemento fixo) e o rotor (parte móvel).
Aí, a tensão da corrente elétrica é transformada em magnetismo. Após passar por mais uma transformação, em energia mecânica, chega até as bobinas que mantém o rotor em rotação.
Há tipos de motores elétricos que atuam pela força eletrostática, como há também aqueles com rotor em modo linear. O equipamento é constituído, normalmente, por eletroímãs posicionados nos espaços no corpo ferromagnético. Muito usado na fabricação de eletrodomésticos.
Os geradores, por sua vez, são equipamentos de alta performance. Sua função é suprir a demanda de energia em locais onde há alta incidência de consumo. É também utilizado em ocasiões que dependem integralmente da eletricidade. Podem entrar em ação após um apagão ou funcionar durante uma instabilidade da transmissão de energia. Por isso, é comum o aluguel de gerador.
Em geradores a diesel e a gás, exemplificando, os motores trabalham mediante a combustão. No entanto, cada modelo conta com uma estrutura. Para o uso, é fundamental realizar dimensionamento correto, para que o equipamento cumpra os objetivos com segurança e em sua capacidade máxima. Portanto, busque fazer a locação de gerador com empresas especializadas e experientes.
Concluímos que os motores e geradores de energia elétrica são elementos independentes e diferentes. Apesar de trabalharem para a mesma finalidade, que é gerar energia.