Aproximadamente 1,4 mil famílias já foram afetadas pela cheia dos rios até este sábado (19) em Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho. Os estragos provocados pela enchente atingiram tanto a área urbana quanto a zona rural, onde pontes e estradas foram danificadas pela cheia dos rios.
O município está em situação de emergência devido à intensa chuva que cai na cidade desde a sexta-feira (18).
A grande quantidade de precipitação fez com que ao menos cinco rios que cortam a cidade transbordassem, deixando mais de 400 famílias desalojadas e desabrigadas na área urbana e aproximadamente 1 mil famílias isoladas na zona rural.
Conforme o prefeito Adailton Fúria informou à Rede Amazônica, o acesso entre as zonas rural e urbana foi impedido após cerca de oito pontes serem levadas pelos rios e 15 estradas inundadas (assista a entrevista abaixo).
A recuperação desses locais foi iniciada pela Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho (Semast) na manhã deste sábado.
A Defesa Civil informou que o nível do rio Pirarara baixou e não está mais alagando casas na zona urbana.
Por isso, a prefeitura está indo aos bairros afetados prestar apoio às famílias através da entrega de cestas básicas, marmitas e produtos de limpeza, além de caminhões pipas e atuação de equipes de limpeza.
Chuva intensa
Carro em garagem inundada pela cheia de rios em Cacoal — Foto: Reprodução
Dados da Agência Nacional de Águas (ANA) mostram que em Cacoal choveu 131 milímetros nos últimos quatro dias quase metade do esperado para o mês todo.
Para este sábado (19) há previsão de mais chuva para Cacoal. Segundo o Climatempo, são esperados cerca de 25 milímetros de chuva.
As centenas de famílias retiradas de casa estão sendo levadas para três pontos de apoio em Cacoal: Cemaderon, Escola Luiz Lenzi e Ginásio Ronaldo Aragão.
Calamidade e emergência
Devido à enchente que afetou cerca de milhares de famílias em Cacoal, a prefeitura publicou um decreto declarando situação de emergência.
O documento prevê autorização para mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem no auxílio aos moradores e na reconstrução da cidade sob orientação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. Também fica aprovada a convocação de voluntários para reforçar as ações de apoio e organizar campanhas de arrecadação de recursos.
Centenas de casas de Cacoal (RO) ficaram submersas após os rios da cidade transbordarem devido à chuva intensa que cai na cidade desde a sexta-feira (18). Imagens aéreas mostram o tamanho do estrago provocado pela enchente (assista acima).
Segundo relato de moradores, os rios que cortam a cidade subiram rapidamente na sexta-feira e não houve tempo para retirar quase nada de casa.
Imagens aéreas feitas em Cacoal mostram que alguns moradores não conseguiram retirar nem mesmo os carros e motos estacionados nas garagens, agora inundadas pela enchente.
Carro em garagem inundada pela cheia de rios em Cacoal — Foto: Reprodução
A Defesa Civil do município informou neste sábado (19) que aproximadamente 400 famílias foram retiradas de suas casas, sendo que 300 estão desabrigadas e 100 desalojadas.
As enchentes afetaram ao menos 20 bairros da zona urbana de Cacoal, além de sete linhas rurais. Pontes e bueiros foram danificados ou destruídos e as localidades mais afetadas acabaram isoladas.
A cidade de Cacoal é cercada por ao menos cinco rios: Pirarara, Salgadinho, Tamarupá, Riozinho e Machado. Por causa das intensas chuvas na região, os rios transbordaram e só o Machado já subiu mais de dois desde a sexta-feira.
De acordo com a Defesa Civil, as réguas que medem o nível dos rios foram completamente cobertas pela água, dificultando o processo de medição.
Dados da Agência Nacional de Águas (ANA) mostram que em Cacoal choveu 131 milímetros nos últimos quatro dias quase metade do esperado para o mês todo.
‘Nunca vi essa cena’
Em entrevista à Rede Amazônica, a moradora Rosely Zuqueto Costa disse neste sábado ter se assustado com a enchente rápida dos vários rios.
“Nunca vi essa cena, muita chuva em Cacoal e provocou todo esse estrago na nossa cidade. Estamos vivendo um momento muito tenso, precisando de muita ajuda. É tudo triste demais. Muita gente precisando de ajuda”, comentou.
Um outro vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o desespero do dono de uma oficina, que tenta retirar motos e peças enquanto o nível da água sobe rapidamente.
As famílias retiradas de casa estão sendo levadas para três pontos de apoio em Cacoal: Cemaderon, Escola Luiz Lenzi e Ginásio Ronaldo Aragão.
Previsão de mais chuva
Para este sábado (19) há previsão de mais chuva para Cacoal. Segundo o Climatempo, são esperados cerca de 25 milímetros de chuva durante o dia.
Devido a enchente que afetou cerca de 300 famílias em Cacoal, a prefeitura publicou um decreto declarando situação de emergência.
O documento prevê autorização para mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem no auxílio aos moradores e na reconstrução da cidade sob orientação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. Também fica aprovada a convocação de voluntários para reforçar as ações de apoio e organizar campanhas de arrecadação de recursos.
Casas ficam submersas em Cacoal após enchente — Foto: Reprodução
O documento autoriza que, em caso de risco iminente à população, os agentes estão autorizados a entrarem nas casas para prestar socorro e utilizarem de propriedade particular, assegurando indenização por possíveis danos.
O governo de Rondônia informou neste sábado que também está enviando equipes do estado para prestar apoio aos moradores atingidos pela enchente em Cacoal.
Entidades também montaram campanhas para arrecadar roupas, alimentos não-perecíveis, água potável, produtos de higiene, roupas, sapatos, móveis, cobertores, material de limpeza, entre outros itens.
FOTOS revelam rastro de destruição após enchente
Onde a água baixou em Cacoal (RO) neste sábado (19), o cenário encontrado foi de devastação. Colchões, armários e sofás são encontrados encharcados de lama nas ruas da cidade, um dia após os rios transbordarem e inundarem centenas de casas.
Veja nas imagens abaixo:
Colchões em rua após enchente em Cacoal — Foto: Victória Ferreira/Rede Amazônica
Morador retira móveis e objetos destruídos após casa alagar em Cacoal — Foto: Rauã Araújo/Rede Amazônica
Móveis descartados em rua após casas serem inundadas por cheia — Foto: Victória Ferreira/Rede Amazônica
Casa foi inundada na sexta-feira (19) após enchente em Cacoal — Foto: Victória Ferreira/Rede Amazônica
Móveis descartados por moradores após cheia de rios em Cacoal — Foto: Victória Ferreira/Rede Amazônica
Ruas de Cacoal neste sábado (19) — Foto: Victória Ferreira/Rede Amazônica
Local onde água já baixou em Cacoal — Foto: Victória Ferreira/Rede Amazônica
Servidores da prefeitura ajudam a limpar ruas após cheia em Cacoal — Foto: Victória Ferreira/Rede Amazônica
Ruas ficaram cheia de lama e lixo neste sábado em Cacoal — Foto: Victória Ferreira/Rede Amazônica