A emissão da carteira de trabalho na agência regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Ji-Paraná, cidade distante de Porto Velho cerca de 370 quilômetros, ficará suspensa a partir da próxima segunda-feira (7) até o dia 21 de dezembro.
A pausa se faz necessária para a adequação do sistema usado para produzir a carteira, que passará a ser uma plataforma online. O serviço será retomado normalmente no dia 22 deste mês.
O alerta foi dado pela chefa da agência regional do MTE no município, Ângela Maria Passarini. “Atualmente, o sistema funciona online em agências do MTE e em locais como prefeituras e Sistema Nacional de Empregos (Sine), a plataforma fica disponível offline. Com o sistema unificado, a produção deste documento será bem mais rápida”, explicou. O processo de confecção e retirada de uma carteira de trabalho leva, em média, 15 dias.
Durante a pausa nas atividades do MTE, os processos que estiverem em aberto serão concluídos e os funcionários receberão treinamento para operar o novo sistema. “No dia 22 de dezembro, a agência retomará o fornecimento de carteiras e as pessoas podem voltar a procurar este tipo de atendimento”, contou. Os demais serviços da agência, como pedidos de seguro de desemprego, estarão sendo realizados normalmente.