O evento aconteceu em Brasília, no APROSOJA, e contou com a participação de vários deputados federais, senadores e entidades do setor e técnicos agrícolas.
Em 2023 o colegiado da FTA foi reformulado e à frente passou a ser mista, ou seja, composta por deputados federais e senadores.
Atualmente a FTA é composta por 222 deputados federais e 49 senadores mostrando a força que essa frente representa no Brasil.
O deputado federal Lucio Mosquini (MDB/RO) tomou posse como presidente da FTA, o senador Alan Rick (União/AC) vice-presidente, o deputado Daniel Agrobom ( PL/GO) secretário, e o deputado Zé Vitor (PL/MG) tesoureiro.
O deputado federal Lucio Mosquini disse que a Frente Parlamentar tem como objetivo a defesa da categoria e dos direitos e garantias dos técnicos, além de propor, acompanhar e analisar o aperfeiçoamento da legislação profissional.
A Frente Parlamentar tem papel estratégico na condução política nas matérias de interesse dos técnicos agrícolas como o desenvolvimento do agronegócio e articulação política da proposta de um piso salarial nacional para a profissão.