Doutorando Da UFU É Indicado Ao Prêmio Nobel De Educação
O professor Márcio Andrade Batista, doutorando da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi indicado ao Global Teacher Prize, criado pela Varkey Foundation e considerado o Prêmio Nobel de Educação. Ele é o primeiro brasileiro indicado ao prêmio e concorre com 50 finalistas de 29 países a uma bolsa de US$ 1 milhão. A premiação será em março, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
O doutorando em Engenharia Mecânica atualmente dá aulas na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), onde as pesquisas são focadas nas áreas sociais e de sustentabilidade na cidade de Barra da Garça, a 550 quilômetros da capital, Cuiabá. A tese de doutorado de Márcio Andrade estuda como melhorar a qualidade da produção de leite, ao analisar a influência das soldas do aço inoxidável na cadeia produtiva do alimento. Se ganhar US$ 1 milhão, Márcio disse que a primeira ação com o dinheiro é criar a escolinha de Barra da Garça e nomeá-la “Escolinha social de soldagem”.
Segundo o especialista, ele ficou tão honrado tanto como professor, quanto como cidadão brasileiro. E ressaltou que acha importante para mostrar o potencial educacional e científico que a nação tem, além de lembrar que existem outros professores com ações a nível internacional.
Para o professor orientador de doutorado Louriel Oliveira Vilarinho, a indicação é justa porque Mário Andrade faz do trabalho acadêmico uma ferramenta para melhorar a vida das pessoas. Ele ainda acrescentou que a filosofia usada por eles é trabalhar com os alunos, voltado para atividades e indústria.
Indicado ao prêmio
Márcio Andrade Batista é graduado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP). Defendeu o mestrado em Engenharia Química pela UFU (2005). Tem MBA em Finanças e Estratégias Empresariais também pela UFU (2006). É ganhador do Prêmio Santander de Empreendedorismo (2006), na categoria Indústria. Atualmente é doutorando em Engenharia Mecânica na UFU, com a pesquisa sobre a corrosão de cordões de solda em tanques de leite e formação de biofilme microbiano.