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Jaru, 28 de novembro de 2024

Dnit diz que realiza reparos paliativos nas rodovias federais e obra definitiva somente após as chuvas

O período do inverso amazônico torna mais difícil a viagem dos motoristas que trafegam pelas rodovias federais de Rondônia. São alagamentos, buracos, acidentes que, por vezes, aumentam o tempo na estrada. Responsável pelas manutenções da malha viária federal, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) está realizando trabalhos paliativos neste período, mas os serviços definitivos serão realizados somente após as chuvas.

De acordo com o superintendente do Dnit em Rondônia, Cláudio André Neves, nove empresas contratadas pelo órgão são responsáveis pelas manutenções na BR-364 de Vilhena até a fronteira do Acre. Outras duas que realizavam os serviços de manutenção nas estradas de Presidente Médici a Jaru e Candeias do Jamari a Rio Crespo tiveram o contrato rescindido por não estarem atuando com agilidade, conforme o contrato.

Para resolver o problema, o Dnit fez o chamamento de outra empresa e que já iniciou os serviços de tapa-buracos na estrada entre Presidente Médici a Jaru, já que não é possível fazer o serviço definitivo por causa do período chuvoso, segundo informou o superintendente, que destacou que para o trecho entre Candeias do Jamari e Rio Crespo, está em andamento uma licitação para a contratação de uma nova empresa.

Ainda conforme Cláudio André Neves, o órgão já iniciaram os reparos em alguns pontos ao longo da BR-364. “Em um dos trechos considerado mais critico do Estado, entre o município de Jaru e Rio Crespo, passou por reparos definitivos ano passado com pavimentação asfáltica nova. No trecho do município de Itapuã do Oeste também passou manutenção e foi recuperado”, diz o superintendente, que completa: “nos outros trechos que apresentam algum problema e possui uma empresa responsável, nós estamos cobrando das empresas que aceleram a manutenção porque o orçamento está disponível e os trabalhos precisam acontecer”.

Para este ano, está previsto ainda o início dos trabalhos de recuperação definitiva da BR após o período chuvoso. “No nosso cronograma, nós queremos começar os trabalhos definitivos da cidade de Ariquemes a Rio Crespo. Ainda em Ariquemes, foram constatados problemas nas rotatórias e está previsto no contrato a remoção de todo o material existente para que seja refeito um serviço de melhor qualidade”, garante Cláudio Neves.

No trecho de Candeias do Jamari até a Universidade Federal de Rondônia (Unir), que é de responsabilidade do 5° Batalhão de Engenharia de Construção (5°BEC), está com alguns buracos e o superintendente do Dnit informou que vai solicitar que seja feito os reparos.


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