Diferenças entre MBA e pós-graduação

Publicada em


Quando queremos aumentar nossas especializações de cursos, para melhorar nosso currículo profissional e já fizemos uma graduação, a primeira coisa que vem na cabeça é fazer um curso de pós-graduação ead ou MBA.

Mas afinal, qual é a diferença entre uma pós-graduação e um MBA? São questionamentos comuns, nos quais citaremos essas dúvidas a seguir, para você saber qual modalidade escolher com mais facilidade, entendendo corretamente qual é o conceito que diferencia uma modalidade da outra.

Definição de MBA

Uma MBA (Master in Business Administration) é definida como uma pós-graduação ead ou presencial, porém se diferencia da pós-graduação comum, por ser focada em cursos da área de gestão e administração. É um tipo de pós mais conhecido como lato sensu.

Geralmente, estudantes que optam pelo MBA, são os que farão pós numa área parecida com sua graduação, porém querem conhecimentos a mais para um progresso no currículo profissional.

E entre um MBA e uma pós-graduação, qual escolher?

Uma coisa que se deve saber é que todo MBA proposto por qualquer universidade é uma pós-graduação, porém existem pós que não são consideradas um MBA, pois um curso estilo MBA é recomendado para quem já atua na área profissional escolhida, e pretende se aperfeiçoar em seus conhecimentos básicos.

Por ser focado em uma pós-graduação em administração e gestão de negócios, o MBA envolve os alunos em aulas teóricas e práticas, mesmo com ensino à distância, incentivando os alunos a fazerem seus projetos e atividades da melhor forma possível, como uma pós-graduação em gestão escolar.

Vantagens de fazer MBA

Uma vantagem de cursar MBA, é a sua qualificação importante dentro do mercado de trabalho, ou seja, seu currículo chamará mais atenção positivamente, e acaba tendo um melhor investimento na sua carreira e o que deseja conquistar profissionalmente.

Existem várias oportunidades de bolsa MBA, portanto, se você decidir cursar essa modalidade, pesquise em faculdades que disponibilizam esse curso em ead, que são mais em conta, e melhora ainda mais se você tem a oportunidade de uma bolsa de estudos, isso é favorável por dar mais chances à pessoas de várias classes sociais a se pós-graduarem em bons cursos profissionalizantes.