O aeroporto de Vilhena (RO), Brigadeiro Camarão, começou a ser reformado pelo Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes do Estado de Rondônia (DER-RO). O trabalho está sendo feito pelo estado no intuito de conseguir retomar com os voos da empresa Azul Linhas Aéreas, que retirou seus aviões da cidade alegando problemas estruturais no local.
A primeira fase de reforma envolve a recuperação do pátio de estacionamento das aeronaves em Vilhena. Esse estacionamento receberá, nos próximos dias, várias camadas de revestimento asfáltico. Ao todo, serão 25 toneladas de massa asfáltica.
Segundo a prefeitura de Vilhena, os reparos no aeroporto iniciaram depois de uma reunião feita com várias autoridades e um compromisso firmado no dia 25 de junho.
Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic), o poder executivo está esperando uma autorização da Secretaria de Aviação Civil para iniciar a construção de uma nova cerca, que foi a principal exigência da Azul Linhas Aéreas.
“Estamos trabalhando com o DER para agilizar a licitação da cerca que envolve a pista, que é mais uma etapa a ser cumprida para que o nosso aeroporto possa voltar com as atividades”, afirma Marcondes Cerrutti.
Em junho, a Azul Linhas anunciou que interrompeu seus voos à cidade de Vilhena por causa da constante violação na cerca aeroportuária. Para a companhia, os problemas na cerca podem permitir a invasão de animais na pista, comprometendo assim a operação segura de pousos e decolagens.
fonte: g1.globo