O Deputado Federal Lucio Mosquini repudiou nesta terça-feira, 11 de dezembro, um novo reajuste tarifário da energia elétrica dos rondonienses, que está pronto para ser votado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
De acordo com o Deputado, o reajuste será de 30 %, e pode acontecer ainda este ano. “A Eletrobrás foi privatizada, e a empresa que comprou, assumiu o serviço de distribuição de energia em Rondônia a pouco mais de 30 dias, e Rondônia já vai receber esse presente de grego (referindo-se ao aumento)”, disse o Parlamentar.
Em Brasília, Mosquini usou a tribuna da câmara dos deputados para fazer o alerta e deixou claro a gravidade desse problema. “Hoje, procurei desesperadamente alguém que pudesse me ajudar a impedir esse aumento, desta forma quero fazer um apelo a Aneel, aos seus diretores, que não aprovem esse aumento de 30%”.
Por mais que seja necessário o aumento, o Deputado sugeriu que caso, não consiga impedir o aumento das tarifas, que aconteça de forma fracionada, ou seja, por etapas. “Não é justo os moradores de Rondônia, após um ano tão difícil, serem surpreendidos com esses reajustes as vésperas do natal”.
Mosquini conclamou aos diretores da Aneel André Pepitone, Efrain Pereira, Elisa Bastos Silva, Rodrigo Limp, e Sandoval de Araújo Feitosa, que recebessem seu apelo, e não realizasse um aumento, não dessa forma.
Para conter o aumento, O Deputado explicou que já recorreu ao Ministro de Minas e Energia Moreira Franco, ao Presidente Michel Temer, e agora a Aneel. “Rondônia não pode arcar com todo histórico de déficit de tarifas da noite para o dia”.