Jaru Online
Jaru, 28 de outubro de 2024

Deputado Lúcio Mosquini defende redução da tarifa para estados fornecedores de energia

“O estado de Rondônia, através das usinas de Santo Antônio, Jirau e Samuel, produz até 6% da energia consumida em todo o país, no entanto tem uma das mais altas tarifas para o consumidor. Isso é inadmissível”. Assim se manifestou o deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB-RO) ao participar de reunião da Comissão de Minas e Energia na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (6).

Na comissão foi discutido o Projeto de Lei 496/2015, do deputado Mário Negromonte, que dispõe sobre o fim da exclusão dos custos de transmissão de energia elétrica da base de cálculo da tarifa de energia incidente sobre as unidades consumidoras localizadas nos municípios que possuem hidrelétrica. Mosquini é favorável ao PL, pois Rondônia seria beneficiada.

A comissão discutiu ainda a necessidade de se fazer uma audiência pública para debater o tema. Mosquini concorda com a audiência mas defende que ela seja “prática e com resultados rápidos”.

 

Mosquini é vice presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Energias Renováveis, Eficiência Energética e Portabilidade da Conta de Luz e defende que o consumidor tenha o direito de escolher sua concessionária de energia elétrica, entre as que estão inseridas no sistema nacional gerido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Com a portabilidade o consumidor poderia economizar até 22%, segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

“Este é um assunto muito relevante, principalmente para nós, rondonienses, que somos de um estado produtor e pagamos uma das mais altas tarifas. Este é um assunto que acompanharei atentamente, pois defendo o fim das bandeiras para os estados fornecedores de energia elétricas”, concluiu Mosquini.

 


COMPARTILHAR