O atendimento a demandas em escolas estaduais, no município de Ji-Paraná, para condições adequadas de infraestrutura, segurança e aprendizado tem sido reivindicado pelo deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT) ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de estado da Educação (Seduc).
O deputado apresentou à Secretaria necessidades de seis escolas, sendo de reforma na rede elétrica e construção de uma quadra poliesportiva na escola 13 de Maio; reforma geral com construção de 5 (cinco) salas e quadra poliesportiva para a escola Dr. Lourenço Pereira Lima.
Para a escola Inácio de Loyola, localizada no Distrito de Nova Londrina, apontou a necessidade de ser providenciada a conclusão da quadra poliesportiva e do laboratório de informática. E também a disponibilização de um laboratório de informática para a escola Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Lazinho da Fetagro justifica que “se já é difícil alcançar os objetivos sem os espaços adequados, a dificuldade se amplia quando não encontramos os espaços que variam desde uma sala de aula climatizada, quadra poliesportiva, laboratório de informática e outros espaços no ambiente escolar, todos indispensáveis para a promoção do desenvolvimento educacional do aluno, onde a falta de resposta por parte do poder executivo gera um descontentamento por parte dos estudantes, que sabem que a educação é um direito, sobretudo a educação com qualidade”.
O deputado também indicou à Seduc a necessidade de ser viabilizada visita de um engenheiro para avaliação da segurança na Escola Estadual de Ensino Fundamental Silvio Micheluzzi, que está com diversas rachaduras e problemas visíveis de vigamento. E, para a escola Beatriz Ferreira da Silva, de ser viabilizada a instalação de câmeras de segurança (videomonitoramento) na área externa, como medida de repressão a arrombamentos e furtos, situações já registradas várias vezes pela unidade ensino.
“A visita de um profissional da Seduc na Silvio Micheluzzi para verificar se há um risco real ou se a estrutura está segura é de extrema importância. E a medida de videomonitoramento para a Beatriz Ferreira certamente contribuirá para a segurança dos estudantes e professores, sendo um ponto favorável para redução da criminalidade”, argumentou o deputado.