Jaru Online
Jaru, 23 de novembro de 2024

Deputado Lazinho da Fetagro homenageia Escoteiros de Rondônia

Admirador do princípio do escotismo, movimento de educação não formal e que traz em seu bojo elementos que buscam a formação e o desenvolvimento educacional de crianças, adolescentes e jovens, o deputado registra que em Rondônia, há quatro décadas, um grupo de pessoas mantém viva a prática e a metodologia escotista de forma voluntariada e independente de apoio de qualquer agente público ou privado.

O parlamentar ressalta que o escotismo é um movimento mundial, educacional e apartidário. E destaca que sem a educação, o protagonismo juvenil, a cidadania, o ensinamento aos jovens da valoração da cidadania, além do respeito ao meio ambiente, o fortalecimento dos laços sociais de fraternidade e responsabilidade, não teremos ferramentas para o crescimento sócio-intelectual das crianças e jovens. E, por isso, sente-se honrado em prestar homenagem aos escotistas de Rondônia.

“O Escotismo é para todos e todos são para o Escotismo. É ensinamento e aprendizado. É trabalho em equipe. É para todas as origens sociais. É de todos os credos e de todas as etnias. Praticam-se valores. Aprendem-se técnicas. É responsabilidade. O escotismo tem a ver com verdade. Com lealdade. O escotismo é amizade. É integridade. Escotismo é confiança. Escotismo é honradez”, observou o deputado.

Receberão a honraria presidentes e ex-presidentes da Região Escoteira de Rondônia, fundadores de Grupos de Escoteiros e crianças e jovens.

Dia do Escotismo

O deputado também apresentou projeto de lei que institui o Dia do Escotismo no Estado de Rondônia, a ser comemorado no dia 23 do mês de abril, em alusão ao dia Mundial do Escoteiro. A proposta visa valorizar o escotismo que tem se multiplicado em vários estados e municípios, com o propósito de tornar meninos e meninas cidadãos exemplares. Os escoteiros têm diversos lemas, dentre eles “estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação”.


COMPARTILHAR