A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados discutiu nesta semana as políticas públicas de turismo voltadas para a região Norte do País, atendendo requerimento do deputado federal Coronel Chrisóstomo (PSL-RO).
A Audiência Pública realizada no plenário 8 da Câmara, reuniu representantes do Ministério do Turismo, Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur)Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), e Superintendência do estado de Rondônia (SETUR), além do apoio de diversos parlamentares.
“O turismo é uma estratégia eficaz para o desenvolvimento econômico da região. No entanto são essenciais os investimentos em infraestrutura em aeroportos, rodovias e demais setores para atrair os turistas. Por isso defendo que o aeroporto dePorto Velhoreceba esses investimentos e que receba voos internacionais, facilitando tanto as viagens da população que mora na região, quanto a viagem do turista que quer explorar a riqueza do nosso estado e da região”, defendeu o deputado Coronel Chrisóstomo.
De acordo com Lia Noleto,Assessora Especial do Ministério do Turismo, o governo tem desenvolvido estudos para o fomento do turismo na região.
“O Ministério do Turismo tem desenvolvido políticas públicas que perdurem no tempo e espaço e que produzam resultados efetivos para nossa sociedade. A região norte tem uma vocação ambiental que pode ser explorado com sustentabilidade e responsabilidade social com potencial internacional. O Ministério do Turismo tem analisado esses aspectos com cases de sucesso como do Canadá e irá implantá-los”, informou Lia Noleto.
“O turismo anda engatinhando na região norte. Temos muita coisa para ser produzida e incentivada e não acontece. Por isso parabenizo o deputado Coronel Chrisóstomo por propor esse debate aqui com os parlamentares e órgãos competentes do setor”, disse o deputado federal delegado Pablo (PSL-AM).
“Vamos acompanhar de perto todo o desenvolvimento dos projetos apresentados aqui, e vamos continuar cobrando para que sejam medidas efetivas e que de fato oportunizem o desenvolvimento de Rondônia e região”, concluiu Coronel Chrisóstomo.
Fonte:Assessoria