Um grupo de 20 militares das Forças Armadas saiu de Manaus (AM) e pousou em Porto Velho nesta sexta-feira (17) para reforçar os trabalhos de desinfecção no Aeroporto Governador Jorge Teixeira, na capital. A ação está prevista para começar na manhã de sábado (18).
No total, serão cerca de 100 militares da Marinha, Exército e Corpo de Bombeiros desinfectando o local para combater a disseminação do novo coronavírus. A coordenação é de responsabilidade da 17ª Brigada de Infantaria de Selva.
O Exército Brasileiro (EB) informou, por meio da assessoria, que os militares que chegaram são especializados em ações de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN). Eles já desinfectaram o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus.
Militares irão atuar na desinfecção do aeroporto de Porto Velho no sábado (18). — Foto: Divulgação/Ala 6 – Força Aérea Brasileira
A força tarefa também será reforçada com o apoio de equipes da Força Aérea Brasileira (Ala 6), Capitania Fluvial de Porto Velho, além da Infraero, Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec-RO) e Polícia Militar (PM).
Ainda segundo o Exército, a desinfecção acontecerá fora do horário de funcionamento do aeroporto, sem concentração de pessoas no local. O objetivo é facilitar a condução da aplicação dos produtos químicos de forma segura.
Até quinta-feira (16), Rondônia tem 92 casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com o mais recente balanço da Secretaria Estadual de Saúde. Desses, 58 são apenas na capital Porto Velho. Estado tem três mortes oriundas da Covid-19.