Jaru Online
Jaru, 24 de novembro de 2024

Conheça cinco dos rios mais bonitos do planeta

De águas doces ou salgadas, navegáveis ou não, seja contornados por vegetações densas ou mais escassas, largos ou estreitos: alguns rios são a principal parte de paisagens de vários países, seja na Colômbia ou na Eslovênia.

Um deles é o Yangtzé, o maior rio da Ásia. Localizado na parte leste da China, o “rio azul”, como é mais conhecido, tem cerca de 6,4 mil quilômetros. Nasce das geleiras de Qinghai e termina seu curso em Xangai, passando por regiões férteis e de grande importância cultural. Navegar por ele é, sem dúvidas, uma das melhores maneiras de se descobrir maravilhosas vistas de boa parte da nação asiática.

Reprodução/BBC/Eric Moh

O Caño Cristales é chamado de “Liquid Rainbow”

A Colômbia também conta com um belíssimo rio, o Caño Cristales. Chamado de “Liquid Rainbow” (“Arco-íris Líquido”, em português), o rio conta com uma imensidão de cores, principalmente o amarelo e o vermelho, que são conseguidas devido a algas que se encontram em seu leito. Nasce em Serranía de la Macarena, na província de Meta, e possui várias cascatas e fossas, que o torna mais incrível ainda.

Getty Images

Com sua coloração esmeralda, o Rio Soca também corre pela Itália

Já na Eslovênia se encontra o Soca, um dos rios mais impressionantes da Europa. Com sua coloração esmeralda, o rio, que também corre pela Itália, é dono de paisagens mágicas, como a Emerald Bay (Baía Esmeralda, em português). Entre bosques, montanhas e desfiladeiros, seus 138 km foram escolhidos como cenário para os filmes da saga “As Crônicas de Nárnia”.

Getty Images

O lendário rio Mekong corta boa parte do Sudeste Asiático

O Mekong, localizado entre China, Vietnã, Laos, Tailândia, Mianmar e Camboja, é o mais longo e importante rio da Indochina. Com inúmeras cascatas e cachoeiras, tem uma difícil navegação, mas possui grande importância para a sobrevivência de milhares de pessoas que residem próximas das margens. O rio nasce na reserva natural de Sanjiangyuan, na China, e sua parte mais bonita é entre o Camboja e o Vietnã, quando fica cercado por templos.

Into the Okavango 2015/Divulgação

O Okavango corre por um gigantesco território

Já o belo rio Okavango nasce em Angola e passa pela Namíbia. Diferentemente de outros rios do planeta, o Okavango não deságua no mar ou em outro rio, mas sim em uma parte do deserto do Kalahari, em Botsuana, que é transformada em um grande e verde oásis.


COMPARTILHAR