Sem contar que um sorriso em nosso rosto demonstra que alguém está se divertindo bastante e aproveitando o que quer que esteja fazendo. Ele é uma forte arma para conquistar alguém pois é uma forma interessante de sedução, pois afinal, ninguém quer conversar com uma pessoa na balada que está de cabeça baixa e triste, não é mesmo?
Mas que segredos são esses que o sorriso esconde? Por que ele pode conquistar a confiança de alguém assim de repente?
O sorriso não é só um indicador felicidade e empatia. Este ato pode exibir uma gama de várias outras emoções que sentimos, como diversão, constrangimento ao desprezo e a decepção. De acordo com Marianne LaFrance, professora de psicologia da Universidade Yale, EUA, meninas e mulheres sorriem em média mais que homens e meninos e esse motivo pode ser biológico.
Segundo estudo de pesquisadores, o músculo primário do sorriso, o famoso zigomático maior, é mais grosso em mulheres do que propriamente em homens.
Indutor de confiança
Um estudo comportamental que avaliava se indivíduos poderiam ser induzidos à confiança com seus sorris e lucrar com isso foi realizado por pesquisadores do Instituto Max Palanck de Biologia Evolutiva, em Plon, na Alemanha e da Escola de Economia de Toulouse, na França.
O estudo mostrou que os sorrisos que possuem um certo grau de genuinidade são produzidos inconscientemente com mais frequência quando exibidos em maior forma de expressão por seu rosto e que o sujeito é alguém considerado “honesto”. Os sorrisos que são classificados como genuínos são fortes preferências por confiabilidade do indivíduo avaliado.