Saber qual é a motivação de vender uma empresa é importante tanto para quem está vendendo como para quem está comprando. Essa decisão deve ser refletida e calculada, pois uma vez iniciado o processo de venda, o objetivo é concretizá-lo.
Iniciar o procedimento e se arrepender no meio dele pode ser bastante prejudicial para a sua imagem de sócio e a da sua empresa, a qual encontrará dificuldades caso queira se dispor novamente à venda no futuro. Portanto, confira neste artigo alguns dos principais motivos para se vender uma empresa e verifique se você se identifica com algum deles.
Aposentadoria
Se você pensa que já contribuiu o suficiente para a sua empresa e agora quer desfrutar integralmente de tudo o que conquistou, vendê-la pode ser uma ótima alternativa. Porém, não deixe para perceber isso tarde demais, pois quem não reage a tempo na busca por um investidor pode acabar vendo o seu patrimônio desvalorizar no futuro.
Sucessão familiar e gestão dividida
Esse tema é mais encontrado em empresas familiares, principalmente depois da sucessão de pai para filhos. Uma segunda ou terceira geração pode não estar tão alinhada ou com interesses muito divergentes.
Outra situação é a gestão dividida entre sócios que tenham visões diferentes sobre aspectos-chaves, tais como: repartição de dividendos, dívidas, expansão, riscos, recursos humanos, estratégia comercial, inovação, redução de custos, estratégias de aumento de receita, novos investimentos etc. Nesse caso, a solução pode ser vender a empresa para um sócio ou para um novo investidor.
Todas essas situações acabam gerando discussões contínuas e prejudicando os resultados. Por isso, é melhor vender sua empresa no momento mais adequado possível, do que aguardar e vender por um valor inferior.
Falta de sucessores
Não é incomum casos de filhos que não querem assumir o negócio dos seus pais ou até mesmo pais que não consideram que os seus filhos estão preparados para essa responsabilidade. Sendo assim, a venda da sociedade é uma boa opção, já que você recebe o justo pelo seu trabalho de anos e tem a oportunidade de deixá-la em boas mãos, desfrutando de um merecido descanso.
Necessidade de recursos
Sempre há a possibilidade de que a sua empresa necessite de uma injeção de novos recursos para sobreviver e se expandir no mercado. Entretanto, se você não tem mais a intenção de reinvestir os seus dividendos, o melhor a se fazer é buscar recursos externos, podendo ser a entrada de um novo sócio ou a venda completa da empresa.
Investimento em outros negócios
Se você tem uma carteira diversificada de negócios próprios ou investidos, e alguns estão rendendo mais do que outros, uma estratégia habitual é se desfazer dos menos rentáveis e priorizar esforços e investimentos nos negócios mais rentáveis.
Depois de ler esse artigo, se você concluiu que chegou o momento de vender sua empresa, recomendamos contar com o apoio de um time especializado e experiente. Uma assessoria com expertise em fusões e aquisições ficará à frente de todo o processo de negociação, desde a consultoria em valuation da empresa até a assinatura do contrato de venda, interagindo com investidores dentro e fora do Brasil. A Capital Invest M&A Advisors oferece consultoria especializada e poderá ajudá-lo(a) a preparar a sua companhia para a venda.