Jaru Online
Jaru, 22 de setembro de 2024

Como funciona o Crowdfunding Imobiliário?

Saiba o que é, como funciona e as vantagens do Crowdfunding Imobiliário: modalidade que se tornou tendência e está sendo adotada por diversos investidores

O mercado de investimentos sempre pareceu estar distante da realidade dos cidadãos comuns, pois, a única plataforma conhecida era a bolsa de valores. Em contrapartida, o Crowdfunding transformou essa realidade e, inclusive, atingiu o mercado imobiliário. Descubra como o financiamento coletivo está ajudando nesse setor.

Em primeiro lugar, o Crowdfunding é um financiamento coletivo, ou seja, uma vaquinha online que permite que outras pessoas contribuam com o seu projeto. De modo que as doações possam alcançar a quantia necessária para a sua empresa atingir o objetivo proposto na campanha.

Por outro lado, o Crowdfunding Imobiliário utiliza uma dinâmica diferente no processo. Nesse sentido, a modalidade funciona assim: um investidor realiza o cadastro em uma plataforma online e tem o direito de escolher imóveis selecionados por especialistas para aplicar seu dinheiro.

Em outras palavras, você está investindo em uma parte daquele imóvel. Ou seja, ao fim do projeto, você recebe o valor do investimento com os lucros que foram obtidos naquela obra.

Primeiramente, o financiamento coletivo permite que você escolha os projetos que deseja investir, enquanto nos Fundos de Investimento Imobiliário, existe um agente que determina em quais imóveis o seu dinheiro será aplicado. Logo, no Crowdfunding Imobiliário você possui uma autonomia maior.

Outro ponto importante é na questão da rentabilidade, pois, o Crowdfunding possui uma taxa maior, o que resulta em lucros maiores.

Os Fundos de Investimento Imobiliário também ficam atrás na questão de cotas do investidor. De modo que esses índices podem sofrer variações da bolsa de valores, isto é, podem valorizar ou desvalorizar rapidamente.

Em contrapartida, o financiamento coletivo considera o período de construção do empreendimento, o que permite que a rentabilidade seja menos volúvel e se apresenta em valores maiores.

Quando comparado com os modelos tradicionais, o Crowdfunding se destaca por ser rápido e prático para arrecadar fundos. Além de possuir um custo reduzido, pois não possui taxas durante o processo de aplicação do dinheiro.

A rentabilidade fixa também é um ponto positivo. De modo que, mesmo que o empreendimento não saia como o planejado, o investidor ainda pode receber a quantia garantida no final do processo.

Outro fator é na questão da transparência, pois, o procedimento é realizado com clareza e o investidor tem consciência de onde o dinheiro está sendo aplicado, além de saber os riscos e previsões do mercado.

O Crowdfunding Imobiliário também oferece uma diversificação no portfólio. Logo, apresenta uma diversidade maior de imóveis que podem ser investidos, o que gera maior segurança para quem está aplicando dinheiro.

O conceito de Crowdfunding Imobiliário pode ser uma oportunidade incrível para os negócios. Nesse sentido, essa modalidade tem ganhado destaque no cenário nacional e pode ser uma tendência no mercado imobiliário.

 

 

 

 


COMPARTILHAR