O Instagram é uma das mais importantes do mercado e não à toa costuma ser uma das principais escolhas de quem quer vender mais.
Como há milhões de usuários nesta plataforma, a sua empresa precisa criar legendas que ajudam a atrair e conteúdos que permitam uma maior conversão via Instagram.
Há uma diferença enorme entre postar conteúdos de qualquer forma ou com uma boa edição, ou ainda uma legenda atrativa ou com hashtags que não agregam nada no direcionamento para o público certo.
Aqui neste conteúdo, vamos explicar como você pode fazer para escrever excelentes legendas e ótimos conteúdos para converter mais. Acompanhe!
Coloque perguntas na legenda para o usuário responder
Uma boa dica para você fazer uma legenda que ajude a engajar mais os usuários é colocar perguntas para que eles possam pensar, refletir e se questionar a respeito de um determinado tema.
Isso também vai permitir que seus seguidores sintam-se mais estimulados a realizar comentários nas suas postagens, o que vai levá-las a ter um maior engajamento e um alcance ainda maior.
Sempre fale a respeito de assuntos atuais
Outra dica de ouro para que você possa ter mais engajamentos em suas publicações no Instagram é sempre falar sobre temas que sejam atuais dentro do seu nicho de atuação.
Além de trazer atenção dos seus conteúdos e do seu perfil para muitas pessoas, você também pode ajudar com que outras comecem a entender a respeito de um assunto específico sobre o qual não possuem tanto conhecimento.
Utilize comandos de ação nas suas legendas
Uma terceira dica importante para escrever legendas que engajem é dar comandos de ação, isso significa pedir que as pessoas compartilhem, curtam ou comentem sobre a postagem.
Você ainda pode pedir que elas enviem mensagens ou comentem sobre as dúvidas a respeito daquele tema, ou ainda que continuem acompanhando o seu perfil para ver novas publicações.
Utilize afirmações em suas legendas
Para que você possa criar bons conteúdos que engajem cada vez mais pessoas, a dica é que estude muito sobre a publicação que pretende produzir com afirmações que sejam contundentes.
É necessário que não só você demonstre que entende daquele tema, mas que consiga passar de maneira eficiente o que está explicando para seus usuários.
Não deixe de contar histórias em seus conteúdos
Todo mundo adora ouvir histórias, por isso você precisa saber como contá-las e, mais ainda, sempre optar por aquelas que realmente ajudem a atrair a atenção e a conectar os usuários com o seu perfil.
Contar histórias com experiência própria é uma outra forma de você conseguir conectar-se ainda mais com que está lendo aquele conteúdo. É uma maneira também de contextualizar o tema sobre o qual está tratando.
Isso vai tornar mais fácil, então, que o seu público compreenda e que ele sinta interesse pelo que você está passando naquele post.
Não deixe de mostrar resultados
Um erro comum de muitas pessoas que querem publicar conteúdos e engajar usuários, mas que não conseguem é não demonstrar resultados.
Afinal, se você está vendendo um determinado produto ou um serviço e não demonstra o que ele pode proporcionar a quem o adquirir, como pode esperar que seus posts convertam no Instagram?
É necessário que as pessoas vejam que aquilo que você está oferecendo realmente traz algum tipo de resultado e agrega valor a elas.
Assim, a nossa dica é que você aposte em conteúdos que tragam depoimentos de pessoas que compraram o seu produto ou contrataram os seus serviços, falando positivamente e como ficaram totalmente satisfeitas com o tema.
Esses depoimentos vão permitir a você ter uma credibilidade maior e vão gerar uma imagem muito positiva do seu perfil para aqueles que ainda estão te conhecendo.
Crie conteúdo que seja útil para a sua audiência
É bom sempre reforçarmos mais uma vez aqui a importância de se criar conteúdos que ajudam a sua audiência.
Não adianta apenas sair publicando coisas em seu instagram sem que haja um fim para isso, já que os seus seguidores vão se cansar ou deixar de ver o seu perfil como algo positivo.
A dica é que você sempre publique novos conteúdos que ajudem a sua audiência em alguma coisa, como para que se aprofundem em um determinado tema específico.
Não deixe de adequar bem o seu conteúdo ao que as pessoas desejam e também procurar ajudá-las tirando quaisquer dúvidas que surjam a respeito do tema principal.
Lembre-se de salvar sempre os conteúdos nos rascunhos do Instagram antes da publicação, para que possa fazer qualquer alteração que achar necessária antes de publicar, caso não seja possível postar naquele momento.
Esteja sempre criando promoções para engajar
Os conteúdos promocionais são um dos tipos principais que você encontra no Instagram e apesar de contarem apenas com um espaço curto de duração, eles costumam ter um impacto importante no engajamento de seguidores.
É possível que você faça as suas ações promocionais das mais variadas formas, como através de um sorteio ou ainda via desconto especial aos seus novos clientes que seguirem seu perfil, compartilharem ou comentarem seu post.
Porém, saiba que isso não significa que você deve criar seus conteúdos promocionais de qualquer jeito, muito pelo contrário.
É necessário que as promoções sempre estejam inseridas dentro da sua estratégia de marketing para evitar problemas.
Sempre que alguém faz uma promoção de uma maneira desorganizada e sem que haja um propósito claro, isso vai levar você a atrair um público que é indesejado.
Assim, muitas pessoas sem qualquer interesse no nicho do seu negócio podem surgir, mas não realizar qualquer tipo de compra do seu produto ou serviço, e no final a promoção não vai gerar o resultado esperado.
Faça conteúdos de listas
Os conteúdos de lista fazem sucesso desde a época dos blogs e não é diferente atualmente com as redes sociais, em especial no Instagram.
Há muitas pessoas que amam os conteúdos que são organizados por listas, e o melhor é que você pode replicar ou estender o que está na publicação também em suas legendas.
As listas são um grande sucesso porque são conteúdos simples e fáceis de consumir, muito atrativos e rápidos para escutar ou visualizar.
Uma dica antes de você começar a fazer seus conteúdos em lista para o Instagram é realizar testes junto à sua audiência para saber se as listas funcionam bem com ela ou não.
Lembre-se que não é apenas porque um tipo de conteúdo faz muito sucesso no mercado que ele será, necessariamente, um grande hit também com seus seguidores instagram.
Conclusão
Bom, como vimos aqui, saber o que escrever nos conteúdos e nas legendas das suas publicações no Instagram é sempre um passo fundamental para quem deseja obter sucesso nessa rede social.
É por isso mesmo que nós apresentamos aqui ótimas opções que vão ao serem aplicadas irão ajudar a converter bastante seu perfil no Instagram, aumentando as vendas de produtos e as contratações de serviços.
Não deixe de aplicar tudo o que ensinamos aqui para que você possa colher os bons frutos das suas publicações aumentando a sua lucratividade no longo prazo.
O que achou do conteúdo de hoje falando sobre como escrever boas legendas e bons conteúdos que convertem no Instagram?