Jaru Online
Jaru, 20 de setembro de 2024

Como cuidar da saúde bucal feminina em cada fase da vida

A saúde bucal feminina pode ter algumas complicações de acordo com cada fase da vida, mas todas podem ser superadas se houver uma boa higienização.

Desde pequena, toda criança aprende que precisa escovar os dentes depois das refeições para não ter cáries e mau hálito.

Conforme a idade vai avançado e se tem idas frequentes ao dentista, é possível começar a receber novas orientações do profissional, como se está no momento de colocar aparelho, se é preciso extrair o dente do siso, e muitos outros.

Isso quer dizer que apenas ter uma boa escovação não é suficiente, pois, conforme se cresce, os hormônios atuam de forma diferente e também há uma perda de cálcio e outros nutrientes.

Saber disso é entender que a saúde bucal feminina exige cuidados diferentes em cada fase da vida, mas saberia dizer quais são eles?

 

Saúde bucal feminina quando bebê

Nessa fase as meninas ainda não conseguem cuidar da sua higiene bucal, por isso os pais precisam fazer essa função antes mesmo dos dentes nascerem. A gengiva deve ser limpa conforme a orientação do pediatra.

Saúde bucal feminina na infância

A criança já precisa fazer a escovação com a pasta dental com flúor e aprender a passar o fio dental. Nessa fase é preciso usar uma escova infantil com cerdas macias.

Saúde bucal feminina na adolescência

Na adolescência, assim como nos períodos menstruais, as meninas têm uma maior chance de desenvolver a gengivite, por isso os cuidados com a gengiva precisam ser redobrados.

Nessa fase também é mais comum o uso de aparelhos ortodônticos. Se isso ocorrer, a limpeza deve ser intensificada com o uso dos acessórios corretos.

Saúde bucal feminina na gestação

Durante a gestação, devido as grandes alterações hormonais, as gengivas ficam mais sensíveis, o que pode levar a gengivite gravídica.

Nessa fase, a saúde bucal feminina também exigirá mais cuidados devido ao aumento de ingestão de doces e refrigerantes. Para evitar as cáries, será preciso redobrar a escovação e garantir que ele sempre seja realizada após as refeições.

Saúde bucal feminina na menopausa

Na menopausa ocorre outra grande mudança hormonal no corpo feminino e mais uma vez a cavidade bucal é afetada.

É comum que a boca fique mais seca e essa falta de hidratação pode causar mau hálito e propiciar a proliferação de bactérias.

A perda óssea é outra preocupação porque pode fazer com que os dentes fiquem mais fracos e suscetíveis a quebra e a queda.

Para cuidar melhor da boca, o dentista pode prescrever hidratantes bucais e a escovação e visitas ao dentista devem ser intensificadas.

Cada fase exige alguns cuidados mais específicos com a saúde bucal, porém, existem algumas regras que são válidas para todas elas: escovar os dentes sempre após as refeições, fazer uso do fio dental diariamente, visitar o dentista com regularidade, usar creme dental que contenha flúor e evitar alimentos ricos em açucares.

Caso não possua um plano odontológico, você pode agendar avaliações periódicas com um dentista particular ou procurar um posto de saúde mais próximo.

Ao manter uma boa higienização já se consegue evitar muitos dos problemas que surgem na saúde bucal feminina, portanto, ter dentes sempre saudáveis e bonitos dependerá dos cuidados que cada mulher adota.

Por Jeniffer Elaina, do PlanodeSaude.net


COMPARTILHAR